Nem sempre queremos ou temos alguém para nos ajudar a tirar fotos, por isso é preciso se reinventar e criar modos criativos de fazer sem que pareça sempre igual. Nesse post, te conto formas de tirar fotos bem similares as profissionais sem demandar tanto esforço, olha só:

Tire fotos contra a luz

Instagram: @laviniasduarte

Pode parecer óbvio, mas tirar fotos contra a luz é o primeiro passo para uma boa foto, pois assim você consegue fazer bom uso da iluminação natural e deixa que ela favoreça a qualidade da imagem.

Aposte na iluminação artificial

Instagram: @linnefontes

A luz natural quase sempre será a melhor opção, mas tem alguns problemas quanto a ela. O principal deles é que ela não estará disponível em todo o tempo e depois, que ela sofre oscilações de acordo com a passagem do tempo, podendo mudar a qualidade das fotos em questão de segundos.

Por isso, a luz artificial como a da Ring Light pode te ajudar a criar fotos sozinha sem depender do dia. Aliás, muitas delas já são vendidas com suporte para celular, tornando ainda mais fácil a sua sessão fotográfica. 

Conheça as funcionalidades do seu aparelho

Instagram: @giovannarbarros

Desde saber usar o temporizador ao seu favor até entender melhor as funcionalidades da sua câmera, entender o aparelho que você utiliza para as fotos é essencial, já que muitos deles oferecem opções para melhora de foco e diminuição da granulação, por exemplo. 

Com essas informações, você pode ainda regular detalhes como a luminosidade ou até mesmo deixar que ele tire a foto por um comando de voz. Caso ele não possua essa ferramenta, pode inserir um fone a ele e apenas clicar naquele botãozinho para tirar a foto em uma maior distância.

Se inspire com novos ângulos e poses

Instagram: @jeanne_luisa

As como o Pinterest e o Instagram, não existem por acaso! Nelas é possível encontrar fotos de várias outras pessoas e se inspirar com novas poses para si, inovando desde a posição corporal até ao próprio olhar, o que pode mudar a foto por completo.

E eu também sei que todos temos aquele ângulo preferido mas, sabendo o seu melhor lado, pode explorar novas formas de fazer com que ele apareça, seja em meio a balanço do cabelo ou até em outra posição da câmera.

Opte pela câmera traseira

Foto: Freepik

Apesar dos celulares mais atuais já possuírem câmeras com excelente qualidade, não custa nada buscar usar o melhor deles, por isso vale a optar pela câmera traseira. Elas costumam apresentar maiores megapixels, ou seja, têm um melhor sensor de resolução.

Apesar de não poder se ver enquanto tira a foto, pode ir estudando as poses antes de fazer, ou até mesmo colocar o espelho atrás do celular para conseguir ter uma visão de como está saindo sua imagem.

Use elementos externos

Foto: Freepik

Fora pensar na sua própria montagem, o ambiente também faz a diferença na hora do clique. Podem ser móveis, plantas, araras de roupas, livros ou qualquer outra coisa que você ache que combina com a visão que deseja passar nas redes sociais. 

Lembre-se de posicionar a câmera e o seu próprio corpo de modo que esses elementos fiquem em segundo plano, complementando a foto mas sem tirar o foco que deve estar em você!

Crie o seu próprio

Foto: Freepik

Se na sua casa não há nenhum lugar interessante para fotos ou já usou todos eles, pode comprar cartolinas e criar o seu próprio cenário para ser fundo das suas fotos, principalmente selfies, já que nesse caso não precisará de tantos papéis.

A ideia é simples mas tem um resultado final bem interessante, permitindo que você brinque com diversas cores e até mesmo passe a organizar seu feed com a colorimetria. 

Aposte em legendas para chamar atenção ao seu post

Foto: Freepik

Geralmente essas fotos são tiradas justamente para migrarem da câmera do seu celular, direto para as redes sociais. E nelas, não basta apenas uma boa foto, detalhes como uma legenda legal e hashtags fazem toda a diferença no engajamento.

Uma forma interessante é buscar frases prontas mas originais que possam falar sobre si e sua personalidade, ou até mesmo sobre o seu sorriso caso prefira fotos onde eles aparecem.

Nesse sentido, legendas para fotos sozinha são uma boa aposta, pois costumam mostrar confiança em si mesma e revelar aos outros o seu melhor, de forma positiva e claro, muito criativa. Faça uma edição criativa

Foto: Freepik

Acredite, nem todas as fotos ficam perfeitas apenas quando tiradas, é comum que edições ajudem nesse sentido, seja fazendo pequenos ajustes quanto a claridade e saturação ou até mesmo removendo alguma manchinha do seu rosto. 

Nessa hora você também pode optar por fugir do óbvio e criar edições mais irreais, o que importa é criar um estilo de fotografia com o qual se identifique e assim, arrasar pela beleza mas também pela originalidade.
Para entender melhor sobre a prática, você pode buscar por dicas para edição profissional, mas sabendo delas, não esqueça de valorizar a sua própria criatividade e inovar!

*Esta é uma página de autoria de CELSO MARTIS e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.