Insumos agrícolas: critérios que você precisa analisar na hora de comprar

| 03/02/2022
- 13:00
Insumos agrícolas: critérios que você precisa analisar na hora de comprar
Imagem: Freepik

No setor agrícola, a compra dos insumos certos é de extrema importância. Isso porque o maquinário, os defensivos, as mudas, o esterco, os fertilizantes e as sementes são alguns dos fatores que colaboram para uma produção de qualidade. Isso serve tanto para os pequenos quanto para os grandes produtores rurais.

Ao optar pelo uso de insumos agrícolas de qualidade, o produtor rural tem um impacto direto na safra, o que resulta em uma lucratividade ainda maior para o mesmo. Porém, para que isso aconteça, é necessário seguir alguns passos que são essenciais para que você faça a melhor escolha possível. Veja mais informações a seguir.

Fatores que ajudam na qualidade da colheita

Você sabia que existem alguns fatores que são mais relevantes e devem ser levados mais a sério para que a colheita tenha uma qualidade mais alta? Pois é, veja alguns deles.

Matéria-prima de boa qualidade

Essa é sem dúvidas a primeira coisa que o produtor precisa correr atrás. Para que isso aconteça é importante ter uma relação boa e aberta com os seus fornecedores para que você tenha uma boa abertura para que você possa entrar nesse assunto com eles. Embora o tenha que ser levado em conta, ele também deve ser colocado em segundo plano.

Ter um bom material é essencial para poder ter uma boa colheita, não adianta com outras coisas para que também ajudam no quesito qualidade, se a base foi ruim. É de extrema importância que as marcas tenham os nutrientes e as vitaminas necessárias e você precisa estar atento a isso.

As sementes, por exemplo, devem ser armazenadas nos locais corretos. Elas são o começo de toda a colheita e precisam ser tratadas com cuidado, porque é a partir delas que o alimento vai ou não se desenvolver bem. Em especial as sementes de milho, que são amplamente usadas na agricultura.

Gestão de estoque

Uma parte que precisa sempre ser analisada com rigor são os prazos de validade dos insumos, isso porque eles perdem a eficiência e não é mais possível utilizá-los. Por isso, é necessário realizar uma gestão de estoque adequada para não perder dinheiro e nem desperdiçar produtos.

Uma forma bastante interessante de fazer isso é através de um planejamento estratégico, ele deve ser usado no momento de realizar a compra dos produtos necessários. É através dele que o produtor saberá o que está faltando e quanto comprar de cada coisa. Essa é uma tática muito válida na hora de economizar e não gastar com itens desnecessários naquele momento.

Orientação técnica

Esse fator é uma consequência de ter um bom fornecedor. Isso porque essa pessoa não apenas irá te proporcionar um produto de qualidade, mas também todo um conhecimento sobre ele. Isso se dá porque os bons revendedores contam com consultores que são especializados naquele assunto.

Dessa forma, você será corretamente orientado sobre o uso correto de cada tipo de produto e também pode tirar dúvidas e até mesmo obter ajuda para sanar os problemas da sua safra.

*Esta é uma página de autoria de AGROFY e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Veja também

Seminário apresentará iniciativas inovadoras, inspiradoras e proposições de caminhos para ações de turismo responsável na região pantaneira

Últimas notícias