Desde que as equipes de e-sports deixaram de ser vistas como “passatempo de criança” e passaram a movimentar milhões de dólares em competições internacionais e apostas online, muita coisa mudou. Houve uma verdadeira movimentação por parte dos clubes para fazer parte dessa novidade.

A entrada no cenário dos esportes digitais foi muito além de criar equipes do zero — houveram, também, parcerias com times de e-sports bem-consolidados. Então, logos de organizações antes conhecidas apenas pelas suas performances em campo passaram a serem vistas nas camisetas de grandes gamers profissionais.

Conheça os times por trás de algumas das principais equipes de e-sports do Brasil:

1. Botafogo começou pelo PES 2021 e agora está no Valorant

A história do Botafogo com os e-sports é bastante recente: começou em outubro de 2020, quando a agremiação carioca anunciou sua parceria com a Bird Cia. O time entrou no cenário com uma equipe profissional de PES, já almejando a participação em um dos maiores torneios da categoria, o Campeonato Brasileiro de Digital PES 11×11.

Logo após o anúncio dessa novidade, Ricardo Rotenberg, vice-presidente comercial do Botafogo, assumiu: “vai agregar bastante à nossa marca. Esse mercado já é realidade e tem potencial para ir cada vez mais longe”. Por isso, não surpreende que em questão de meses o time rubronegro já estava anunciando equipes de Free Fire e Valorant em suas redes sociais.

2. criou seu próprio departamento de e-sports em 2021

Um dos maiores times paulistas também se juntou ao movimento. Em novembro de 2021, o Corinthians anunciou a criação de um departamento de e-sports, almejando ir ainda mais longe na cena.

No passado, o clube já havia marcado presença nas competições de League of Legends graças a uma parceria com a organização Red Canids. No entanto, a união não deu certo, e o clube precisou se afastar um pouco dos e-sports para traçar uma nova rota.

Agora, sob a liderança de Donato Votta e uma parceria com Immortals Gaming Club, o clube está escrevendo uma nova história, começando pelo Free Fire.

3. Cruzeiro tem colecionado equipes nos mais diversos e-sports

FIFA, Valorant, Free Fire, PES e CS:GO — todos são jogos em que o Cruzeiro tem equipes dedicadas a fazer a diferença e levar o brasão do clube ainda mais longe. O departamento, fundado em 2019, foi inicialmente gerenciado pela E-Flix eSports, que conseguiu garantir uma maior presença no setor para o clube.

No entanto, essa primeira parceria chegou ao fim, levando os planos de ter times de eSports bem-consolidados a um período de férias indeterminado. No entanto, para a alegria dos jogadores e da torcida, no final da primeira metade de 2021, o Cruzeiro anunciou o seu retorno sob uma nova perspectiva

4. Flamengo conquistou grande destaque no CBLoL

Se teve um clube conhecido pelo futebol que marcou presença no CBLoL nos últimos anos, definitivamente foi o Flamengo. A equipe, que ingressou no competitivo sem despertar muitas esperanças dos torcedores, acabou provando seu valor logo em 2018, quando teve uma performance muito além da esperada, chegando muito perto de levar o título principal em seu primeiro ano de competição.

Os investimentos cresceram, e, desde então, apenas no Campeonato Brasileiro de League of Legends, Flamengo E-sports já levou 3 vice-campeonatos e 1 título principal. Isso com certeza ajudou o clube a vislumbrar o quanto ainda podia ser explorado no mundo dos esportes digitais, levando-o a investir também em equipes de eSports dedicadas ao Free Fire, PUBG e Wild Rift

5. Santos F.C.: dos campos ao Rainbow Six e além

Encerrando a lista, temos o Santos, time paulista que, atualmente, tem sete equipes de esportes eletrônicos, contemplando Free Fire, Rainbow Six, CS:GO, PUBG Mobile, FIFA, PES e, até mesmo, Mobile Legends.

Dos nomes que reunimos aqui, certamente é o clube brasileiro que mais se aventurou na modalidade, tendo firmado uma série de parcerias para ter destaque não somente nos campeonatos, mas, também, dentro dos próprios jogos.

Um exemplo aconteceu em janeiro de 2021, quando o Peixe fechou uma parceria com a Epic Games para levar um pouco mais de futebol para o Fortnite, promovendo um sorteio com prêmios dentro do jogo.

Esses cinco nomes que comentamos por aqui são apenas alguns dos muitos clubes brasileiros conhecidos pelo futebol que decidiram ir além do tradicional. Outros grandes times como o já anunciaram seu interesse em estabelecer parcerias com organizações de eSports.

Com isso, a tendência é que cada vez mais brasões conhecidos nos campos sejam vistos nas camisetas de outras equipes de e-sports.