Estas plantas são fáceis de manter

Amantes de cactos e suculentas advertem: é impossível ter um só! Estas plantinhas, mesmo com espinhos são as queridinhas da vez. Graciosas, elas são fáceis de lidar e não precisam de regas constantes. Que tal aprender a fazer o seu próprio vaso com cactos e suculentas?

Você pode usar qualquer recipiente estiloso que tiver em casa. Atualmente a tendência é plantar os vegetais em xícaras, canecas ou outros utensílios de cerâmica. Você pode usar até jarras ou vasos de vidro. Mas se preferir, existem diversos modelos de vasinhos à venda.

Originárias de climas áridos, os cactos e as suculentas são plantas que tem o poder de aculumar água. Elas nascem em locais onde não chove por longos períodos e, quando chove, a precipitação é grande. Elas aproveitam essa súbita abundância para armazenarem água. Então a rega deve ser bem espaçada, ou seja, você deve molhar bastante, mas somente quando o vaso estiver bem seco. A melhor forma de saber é encostando o dedo na terra ou enviando um palitinho.

Aprenda a fazer seu próprio vaso de cactos e suculentas, os queridinhos da vez

Use a criatividade e faça seu próprio vaso de cactos e suculentas, que também podem ser plantados individualmente em vasos menores. Confira!

1. Selecione o vaso

Escolha um vaso que não seja muito raso, para que a raiz possa se desenvolver. Se o seu recipiente não for furado para a drenagem da água, faça furos. Entretanto, se não for possível furar, você precisará tomar cuidado ao regar e precisará se atentar ainda mais ao próximo passo.

2. Drenagem

Faça camadas para garantir a drenagem ou utilize feltro/manta de drenagem sobre as pedras. (Reprodução/Pinterest)Com o vaso escolhido, encha o fundo do recipiente com pedras. Elas não podem ser pequenas o suficiente para sair pelos furos. Pode ser brita ou qualquer pedregulho que você encontrar. Cubra as pedras com manta de drenagem, que você encontra em lojas de jardinagem. Ainda, a drenagem pode ser feita com uma camada de pedras e uma camada de areia e, então, a terra.

3. Terra

Cactos e suculentas devem ser plantados com uma mistura de terra de boa qualidade, substrato e areia. A mistura deve ser realizada de modo que com o tempo a terra não fique muito compacta e não prejudique a drenagem. 

4. Plantio

Coloque um pouco desta mistura no fundo do vaso, retire a sua muda com cuidado do vasinho original e posicione-a como preferir, com a ajuda de uma pá ou colher, preencha as laterais do vaso com terra. Não preencha até à borda. Se desejar, cubra toda a terra com uma camada fina de areia para que, ao regar, a terra não suje a , que é o próximo passo.

5. Decoração

Combine cactos e suculentas de diferentes espécies, cores e tamanhos. Utilize granilha, pedras, conchas e outros objetos para decoração. (Reprodução/Pinterest)Com as mudinhas devidamente posicionadas, é a hora de exercitar sua criatividade. Você pode cobrir com granilha branca ou colorida. Pedras maiores, conchas ou outros objetos podem enfeitar os vasos. Em estabelecimentos de jardinagem há diversas opções como musgos e cascas de árvores à venda.

6. Manutenção

Pronto! Agora é só posicionar seu vaso em um local onde pegue sol por pelo menos 4 horas para que produzam cores e flores. Cactos e suculentas devem ser adubados periodicamente durante o verão e a primavera. No inverno eles entram em estado de dormência, então a periodicidade das regas deve ser diminuída.