Em testes, novo layout do Facebook lembra o Orkut e já aparece para usuários de MS
Rede também trará mudanças no feed de notícias
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Rede também trará mudanças no feed de notícias
Lembra que há alguns anos o Orkut era a rede social mais popular entre os brasileiros? E que depois o Facebook, com suas novas ferramentas, foi ganhando cada vez mais espaço entre os internautas? Pois é, agora parece que o Facebook resolveu atacar a nostagia. Isso porque um novo layout que está sendo testado desde a última quarta-feira (29) deixou a rede social de Mark Zuckerberg bastante parecido com seu antecessor.
Exageros à parte, o novo layout do Facebook, em fase de testes, realmente aproxima-se bastante do antigo (e finado) Orkut. Ao site G1, representantes do Facebook afirmaram que os testes ainda vão continuar por um tempo. “Estamos testando um novo layout para páginas no desktop para transformar este recurso em algo mais útil para as pessoas e facilitar a interação com páginas de empresas, por meio de uma foto de capa maior e botões de ação mais proeminentes”, afirmou uma porta-voz da empresa.
Vários usuários em Mato Grosso do Sul observaram a mudança, tanto nos perfis pessoas como em fanpages. Os relatos dão conta de que o espaço para informações está maior, mas é quase uníssono que pelo menos as fanpages estão ‘a cara’ do Orkut. A semelhança é inegável. Até alguns botões têm a mesma disposição em comum.
Novos recursos
Além de um possível novo layout, o Facebook também afirmou que desde a última quarta as publicações de amigos e familiares deverão aparecer primeiro no feed de notícias, de forma que o conteúdo das páginas (fanpages) ficará… por último. Segundo a rede, a mudança chegará a todos os 1,6 bilhão de usuários e será concluída dentro de alguns meses. “Queremos assegurar que amigos e familiares ainda são a peça chave da experiência”, afirmou Adam Mosseri, vice-presidente de produto do Facebook, ao G1.
Atualmente, o que aparece no feed de publicações utiliza uma espécie de algorítimo que considera o que é mais e menos interessante, conforme o que o usuário curte e comenta. “Nós olhamos todas essas histórias e tentamos estimar ou adivinhar quais delas vão interessar a você”, explica Mosseri. “Tentamos prever de quais publicações você vai gostar, em quais delas você vai querer comentar, quais delas você vai querer compartilhar”.
Agora, post de familiares e amigos serão prioridades porque o método do algorítimo vai mudar. “Conectar as pessoas a seus amigos e familiares é a proposição mais valiosa, sob a qual a companhia foi construída”.
Nova rede
Já que falamos em Orkut, o seu criador, o turco Orkut Büyükkökten, anunciou na última semana o lançamento do ‘Hello’, sua nova mídia, que deve chegar às terras tupiniquins no mês que vem. Ele deu uma entrevista à rede BBC e disse que vê diversos problemas nas redes atuais.
“Desde que lançamos o Orkut, as redes sociais evoluíram muito, mas nem sempre de uma forma boa. Estudos mostram que, hoje, elas deixam muita gente triste ou ansiosa”, disse Orkut. “Uma pessoa usa o Facebook pensando na forma como quer ser percebida publicamente, interage com os outros tentando passar certa imagem, mas isso não é autêntico nem divertido”.
Orkut disse, também, que apesar de atualmente existirem diversas redes, há espaço para seu novo empreendimento e não será um ‘rival’ do Facebook. “Não esperamos que as pessoas parem de usar as outras, mas que usem o nosso serviço cada vez mais, porque, ao atualizar suas características pessoais ao longo do tempo”, conclui.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.