5 passos básicos para fugir do óbvio e dar vida à sua sala com quadros na parede

Planejamento é o segredo para uma bela parede de quadros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Planejamento é o segredo para uma bela parede de quadros

Não importa que cor você utilize na parede, pode até ser vermelho berrante, o que dá vida à parede de um ambiente são os quadros e outros elementos penduráveis. E em se tratando deles, não adianta simplesmente fixá-los. É preciso promover uma harmonia entre as peças disponíveis, considerando tamanho, tipo de moldura, disposição e, claro, gosto pessoal.

Mas, como chegar a este ponto virtuoso entre todos esses elementos? Não que seja fácil, mas o ‘pulo do gato’ é que se trata uma questão de tentativas e acertos. Não que você precise furar sua parede recém pintada várias vezes até encontrar uma disposição. Tudo começa no chão, mesmo. E precisa de papel (muito papel), tesoura e fita adesiva.

Atualmente, uma forte tendência é misturar estilos, por exemplo, pôsteres gigantes e espelhos com moldura de gesso. Não precisa, necessariamente, ficar tudo alinhado com disciplina militar, dependendo da mistura que você tenha em mente. Quer dizer, são infinitas possibilidades e, consequentemente, muitos riscos de errar e sair com a parede danificada se não houver um bom planejamento. Confira as dicas desta lista para precaver-se e ter uma sala (ou outro ambiente) cheio de vida.

 

1. Encontre referências que agradem

(Reprodução/Pinterest)

 

Gosto é tudo, mas em tempos de internet é bem provável que a sua ideia não seja lá tão nova, de forma que esteja muito bem aplicada. Isso é bom, porque permite constatar, antes de por mãos à obra, se a sua ideia é viável ou o nível de dificuldade que você provavelmente terá. Por isso, mantenha-se conectado ao Pinterest, a rede social gratuita que tem milhões de imagens com referências de decoração. Isso AQUI, no entanto, já vai te ajudar bastante!

 

2. Selecione as molduras e quadros que pretende utilizar

(Hometalk/Anor Stuart)

 

Faça uma seleção das peças que pretende pendurar. Aqui, o Pinterest ajuda mais uma vez a saber se misturar molduras de estilos diferentes são escolhas harmoniosas.

 

3. Faça um recorte no papel no tamanho das molduras

(Luz e Design/Divulgação)

 

Esta é a parte mais chata, ter que cortar no papel um molde de cada quadro. Mas é uma etapa extremamente necessária, pois ajudará a encontrar a melhor forma de disposição sem ter que furar a parede mais de uma vez.

 

4. Disponha os moldes na parede com fita adesiva

(Anna Lyiand/Beautiful Mess)

 

Estamos quase lá. Na parede, você vai saber imediatamente se aquela disposição te agrada. Não esqueça de estipular recuos entre os quadros, normalmente de 2,5 centímetros. Lembre-se de também distanciar o início da disposição cerca de 25 a 30 centímetros do encosto do sofá (ou outro móvel) caso o contato da pessoa com a parede seja constante. Ah, e fotografe cada proposta de disposição para depois poder comparar as opções.

 

5. Avalie a possibilidade de recorrer a adesivos específicos

(Reprodução/Blog VCT)

 

Dependendo do peso da moldura e da textura da parede, a utilização de adesivos para fixação de quadros é uma mão na roda. Isso porque impede você de furar a parede desnecessariamente e também permite, em alguns casos, de fazer pequenos ajustes que com prego ou parafusos jamais seriam possíveis.

Conteúdos relacionados