Detentas do semiaberto de Campo Grande recebem exames de prevenção ao câncer
Foi marcado por ações de prevenção
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi marcado por ações de prevenção
No Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados de Campo Grande (EPFRSAAA-CG), o Dia Internacional da Mulher foi marcado por ações de prevenção e cuidados com a saúde. As internas receberam exames de Papanicolau e mamografia na unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos.
A iniciativa no presídio faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Hospital do Câncer de Barretos, Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Igreja Batista.
Na unidade móvel, as mamografias são digitais, e a coleta de Papanicolau em base líquida, o que aumenta em 100% a eficácia dos laudos. A carreta do Hospital do Câncer de Barretos também possui o mamógrafo mais avançado do Mato Grosso do Sul.
Os exames de colo do útero foram destinados a detentas com idades entre 25 e 65 anos e os de mama, de 40 a 69, totalizando 77 papanicolaus e 20 mamografias realizados.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a ação dá continuidade aos trabalhos já realizados na unidade fechada de Campo Grande. “Estamos verificando a possibilidade de estendermos os atendimentos também aos estabelecimentos prisionais femininos do interior”, informou durante visita aos trabalhos da unidade móvel.
Coordenador da iniciativa no presídio, através da Divisão de Saúde, o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson de Assis Martins, destacou que essa ação é uma de muitas que vêm sendo desenvolvidas em prol da população privada de liberdade no Estado. “Temos também em andamento um projeto de prevenção e combate à tuberculose e de HIV, parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, entre muitas outras”, disse.
A diretora do EPFRSAA-CG, Rita Luciana Domingues, ressaltou que o mutirão ajuda a reforçar os atendimentos de saúde, atingindo um maior número de custodiadas.
Palestras
Na noite de ontem (7), a custodiadas do semiaberto da Capital também receberam orientação sobre os cuidados para a prevenção ao câncer, através de palestra ministrada pela enfermeira Diãniffer Capellesso, do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos Regional do Hospital do Câncer de Barretos.
Outro assunto discutido, foi a “Prevenção da Dengue”. O tema foi apresentado pela representante Instituto Veredas da Fé, Alcina Reis. Também houve momento de oração com a pastora Janete Morais.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.