Detentas do semiaberto de Campo Grande recebem exames de prevenção ao câncer

Foi marcado por ações de prevenção

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foi marcado por ações de prevenção

No Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados de Campo Grande (EPFRSAAA-CG), o Dia Internacional da Mulher foi marcado por ações de prevenção e cuidados com a saúde. As internas receberam exames de Papanicolau e mamografia na unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos.

A iniciativa no presídio faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Hospital do Câncer de Barretos, Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Igreja Batista.

Na unidade móvel, as mamografias são digitais, e a coleta de Papanicolau em base líquida, o que aumenta em 100% a eficácia dos laudos. A carreta do Hospital do Câncer de Barretos também possui o mamógrafo mais avançado do Mato Grosso do Sul.

Os exames de colo do útero foram destinados a detentas com idades entre 25 e 65 anos e os de mama, de 40 a 69, totalizando 77 papanicolaus e 20 mamografias realizados.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a ação dá continuidade aos trabalhos já realizados na unidade fechada de Campo Grande. “Estamos verificando a possibilidade de estendermos os atendimentos também aos estabelecimentos prisionais femininos do interior”, informou durante visita aos trabalhos da unidade móvel.

Coordenador da iniciativa no presídio, através da Divisão de Saúde, o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson de Assis Martins, destacou que essa ação é uma de muitas que vêm sendo desenvolvidas em prol da população privada de liberdade no Estado. “Temos também em andamento um projeto de prevenção e combate à tuberculose e de HIV, parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, entre muitas outras”, disse.

A diretora do EPFRSAA-CG, Rita Luciana Domingues, ressaltou que o mutirão ajuda a reforçar os atendimentos de saúde, atingindo um maior número de custodiadas.

Palestras

Na noite de ontem (7), a custodiadas do semiaberto da Capital também receberam orientação sobre os cuidados para a prevenção ao câncer, através de palestra ministrada pela enfermeira Diãniffer Capellesso, do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos Regional do Hospital do Câncer de Barretos.

Outro assunto discutido, foi a “Prevenção da Dengue”. O tema foi apresentado pela representante Instituto Veredas da Fé, Alcina Reis. Também houve momento de oração com a pastora Janete Morais.

 

 

 

 

Conteúdos relacionados