Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio é instituído em MS

Em 2015, foram registrados 109 suicídios no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em 2015, foram registrados 109 suicídios no Estado

Foi instituído o Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio em Mato Grosso do Sul. Em 2015, foram registrados 109 suicídios no Estado. Mais de 12 por mês e 6 a cada 15 dias. Mas o número pode ser muito maior. A inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado foi realizada após a sanção da Lei 4.777, de autoria da deputada Mara Caseiro (PTdoB).

Se levado em consideração os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) – estima-se que para cada caso de suicídio registrado, cinco não foram relatados. E para cada tentativa, outras dez ocorreram – são mais de 500 casos de suícídio e milhares de tentativas.

No primeiro semestre do ano, três casos seguidos chocaram a Capital. No dia 12 de abril, um advogado de 27 anos se jogou do 27º andar de um hotel de luxo em Campo Grande. No dia 13 do mesmo mês, uma estudante de 28 anos, caiu do 3° andar do prédio da universidade em que cursava matemática Dias depois, um homem de 46 anos tomou altas doses de remédios para dormir e também provocou a própria morte. Nos três casos, há indícios de depressão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil são quase 12 mil casos anualmente.

Conteúdos relacionados