Pesquisa do Instituto do Câncer Infantil beneficiará crianças com Sarcoma de Ewing

Tipo de câncer é um tumor que atinge ossos e cartilagens

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tipo de câncer é um tumor que atinge ossos e cartilagens

Em fevereiro deste ano, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) conquistou a aprovação, junto ao Ministério da Saúde, do projeto de pesquisa científica que beneficiará milhares de crianças e adolescentes que sofrem de Sarcoma de Ewing, tumor que atinge ossos e cartilagens. Para colocar em prática a pesquisa, a instituição precisa arrecadar recursos e captar parceiros até o dia 31 de março. O câncer é a principal causa de morte de crianças no Brasil, mesmo tendo taxa de cura de cerca de 60%. Todos os anos, são diagnosticados 12 mil novos casos de tumores pediátricos.

Caroline Brunetto, coordenadora de Pesquisa Celular e Molecular do ICI, explica que o estudo molecular e celular pretende avaliar potenciais novos alvos terapêuticos nos tumores, com objetivo de coletar informações relevantes para análises laboratoriais e clínicas. “No laboratório, vamos procurar as diferenças entre as células normais e as com câncer. Ao identificarmos estas características diferenciais, podemos criar medicamentos e tratamentos específicos para estes alvos. Chamamos isso de medicina de precisão”, afirma Caroline.

De acordo com ela, este trabalho busca reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos e trazer mais rapidez ao diagnóstico. A coordenadora conta que, por se tratar de crianças, a expectativa de vida após a cura da doença é de cerca de 80 anos. “Queremos que ela se cure e cresça bem, com a minimização dos efeitos dos remédios”, ressalta. A primeira parte da pesquisa, feita em laboratório, deve levar cerca de três anos. Posteriormente existe uma série de testes até chegar a fase de produção. “Um novo medicamento pode levar até 20 anos para chegar ao mercado e é preciso grande investimento”, relata.

A contribuição pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Estas últimas, colaborando por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), podem receber a dedução fiscal de até 1% do Imposto de Renda. O Pronon é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia. O objetivo é ampliar a oferta e a prestação de serviços, apoiar a formação, o treinamento, o aperfeiçoamento de profissionais e a realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais. Mais informações pelo telefone (51) 3331.8704.

Conteúdos relacionados