Decisão que derrubou ‘cabide de empregos’ no Detran-MS elimina ‘clientelismo’, avalia sindicato
Juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande determinou corte de 164 cargos comissionados após denúncias
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Sindetran/MS (Sindicato dos Servidores do Detran-MS) avaliou como positiva a decisão da Justiça que determinou a exoneração de 164 ocupantes de cargos comissionados considerados “cabide de empregos”. A denúncia partiu do MPMS (Ministério Público do Estado de MS).
Para o presidente do sindicato, Bruno Alves, a sentença da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande profissionaliza o órgão.
“Essa decisão traz profissionalismo ao serviço público, e aos poucos, vamos eliminando clientelismo e algumas práticas que são tão comuns que às vezes são tidas como picuinha. É necessário profissionalizar e respeitar o cidadão pagador de impostos, que é o resumo dessa ação”, disse.
O presidente do Sindetran afirmou não saber se o “cabide de empregos” persiste e a entidade aguarda a direção da autarquia se manifestar na Justiça.
“Não tenho conhecimento se o pessoal desse nepotismo está ou não lá [no Detran], isso tem que ser apurado pelo Ministério Público e em cumprimento de sentença. E vamos lembrar que ainda não transitou em julgado, ainda cabe recurso. Então, vamos aguardar a manifestação do Detran nos autos do processo”, avaliou.
O Jornal Midiamax pediu posicionamento do Detran-MS e aguarda resposta.
Justiça identifica cabide de empregos no Detran-MS e corta 164 cargos comissionados
A 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande declarou a nulidade de quatro decretos estaduais que criaram 164 cargos comissionados no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). A criação do “cabide de empregos” foi feita gradualmente após a Lei 4.197/2012.
O MPMS relatou que após a lei reestruturar o órgão com 145 cargos em comissão, o Governo do Estado criou outros 164, por meio dos Decretos 13.450/2012, 13.515/2012, 13.609/2013 e 13.885/2014.
Para o titular da 29ª Promotoria de Justiça, Adriano Lobo Vieira de Resende, o Detran-MS se tornou “cabide de empregos”, com a nomeação de parentes de diretores do órgão, além de pessoas de confiança de parlamentares.
“Inobstante, após novas informações, foram realizadas pesquisas cadastrais e elaborado o Relatório Técnico do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação, que apontou diversas nomeações para cargos em comissão enquadradas na vedação ao nepotismo, tratando-se de prática comum no órgão o favorecimento de interesses privados e a promoção de ‘cabide de empregos’ para aqueles que possuem vínculo de parentesco com as autoridades nomeantes ou servidores com funções de confiança e cargos em comissão”, pontuou.
Os decretos citados pelo MP foram revogados em junho de 2022, em ação do Governo do Estado para revisar e anular atos administrativos em desuso.
Em sua decisão, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa observou que a transformação ou criação de cargos “deveria ser objeto de lei em sentido estrito, a qual foi editada somente em 21.12.2018 (Lei Estadual 5.305/2018) e viabilizaram ou ao menos facilitaram a nomeação de pessoas em cargos de provimento em comissão em situação de nepotismo ou nepotismo cruzado, nítida a nulidade”.
Assim, ele determinou a anulação dos decretos e as respectivas portarias de pessoal que nomearam pessoas para esses cargos, devendo observar o limite de funções comissionadas previsto em lei. A sentença cabe recurso.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Precisa de emprego? Funsat começa semana com mais de 2,1 mil vagas em Campo Grande
Cerca de 70% da lista proporciona treinamentos para a função
Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande nesta segunda-feira
Saiba em quais unidades de saúde haverá atendimento pediátrico nesta segunda
Justiça julga em dezembro indenização milionária ao Consórcio Guaicurus que pode aumentar tarifa
Apesar de operar no lucro, empresários do ônibus alegam prejuízo na tarifa desde 2020
Campo Grande recebe R$ 150 mil do Ministério da Saúde para implantação de CAPS
O município de Itaporã também receberá incentivo do Ministério da Saúde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.