O (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul) chegou ao total de R$ 9,2 milhões em acordos nas duas primeiras semanas de maio, Mês Regional da Conciliação Trabalhista. Ao todo, foram resolvidos 369 casos com 1.500 pessoas atendidas.

“Quando você vem para a audiência de mediação, onde as partes se despem de suas defesas e abrem um diálogo a partir das suas necessidades, você constrói, de fato, uma solução adequada para aquele conflito”, esclarece o desembargador André Luís Moraes de Oliveira, presidente do TRT-MS.

Nos dois últimos anos, 45% dos processos trabalhistas foram resolvidos por meio de acordo, em Mato Grosso do Sul. Até o final de maio, as varas do Trabalho e os Centros de Conciliação estão focados na realização de audiências de conciliação para fomentar a resolução de conflitos trabalhistas de forma consensual. 

Também estão sendo realizadas palestras, rodas de conversa sobre o tema e reuniões com representantes de grandes litigantes, sindicatos, advogados, patrões e  empregados. As ações culminarão na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022, evento que ocorrerá de 23 a 27 de maio em todo o país.