Pular para o conteúdo
Transparência

Servidores são investigados pelo desvio do auxílio emergencial de vulneráveis em MS

MPMS instaurou inquérito civil para apurar atos de improbidade administrativa
Arquivo -
Compartilhar
Agência Brasil
Agência Brasil

Servidores do município de Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande, são investigados por suspeita do desvio do auxílio emergencial de pessoas em situação de vulnerabilidade. O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar o ocorrido.

O edital assinado pelo promotor de Justiça, Paulo Henrique Mendonça de Freitas, foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (19). As investigações tiveram início a partir de notícia de fato encaminhada por uma testemunha, relatando com detalhes como os servidores supostamente praticaram a ilegalidade.

Conforme detalhado, com a chegada da pandemia e o anúncio da liberação do auxílio emergencial para a população, muitos moradores com baixa instrução encontravam dificuldade para efetivar seus cadastros e, por este motivo, procuravam ajuda em um ponto de apoio da prefeitura instalado em frente à Caixa Econômica Federal.

No entanto, as informações são de que os servidores aproveitavam a oportunidade para se apropriar dos dados pessoais das vítimas e, inclusive, fotografar os documentos para terem acesso ao dinheiro que seria depositado. Ou seja, fingiam que estavam ajudando, quando, na verdade, estavam se aproveitando destas pessoas.

Quando chegava o período do pagamento, os moradores não recebiam o dinheiro e iam atrás de informações junto aos servidores que, por sua vez, alegavam que o valor ainda não havia sido transferido ou que o cadastro não havia sido autorizado. Dessa forma, desviaram o benefício de vários.

Até mesmo um homem em situação de rua foi vítima. Consta, inclusive, que o valor que caía na conta das vítimas era diretamente repassado para as contas dos servidores. Eles faziam compras e pagavam boletos. Diante dos fatos, os suspeitos são investigados pelo MPMS por improbidade administrativa. O caso foi levado ao conhecimento da Polícia Federal em Dourados, que também abriu investigação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados