Governo federal quer atrair empresas para viabilizar revitalização da bacia do Rio Taquari
Ministério abriu edital a fim de atrair recursos privados para revitalização do Taquari, um dos principais do Pantanal Sul-mato-grossense.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério do Desenvolvimento Regional abriu edital para receber projetos de revitalização de bacias hidrográficas, entre elas a do Rio Taquari, em Mato Grosso do Sul. A pasta recebe propostas até o próximo dia 11.
Segundo divulgou o ministério, o edital é voltado para organizações com ou sem fins lucrativos. A ideia é que o projeto viabilize a captação de recursos privados, de empresas alinhadas a práticas de sustentabilidade.
As propostas selecionadas serão levadas a empresas de diversos segmentos. O governo federal aposta na valorização de marcas alinhadas à proteção ambiental para atrair estas empresas.
Os projetos devem se guiar por práticas como manejo florestal sustentável; proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, prioritariamente de nascentes e de áreas de recarga de aquíferos; implantação de sistemas agroflorestais; contenção de processos erosivos; soluções sustentáveis de saneamento no meio rural e reuso de água no meio urbano; técnicas de engenharia natural para infiltração da água; e economia circular da água.
A iniciativa integra o Programa Águas Brasileiras, que reúne ministérios do Desenvolvimento Regional; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e a CGU (Controladoria-Geral da União).
Além do Taquari, o edital também prevê a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba e Tocantins-Araguaia.
O Rio Taquari, um dos principais cursos d’água do Pantanal, é também um dos mais degradados pela ocupação humana. Depois de um intenso processo de assoreamento, provocado pelo avanço das áreas de pastagem e plantio, o rio mudou de curso, extravasou suas margens e inundou permanentemente uma área de 1,3 milhão de hectares, região chamada de Paiaguás do Xaraiés.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.