Pular para o conteúdo
Transparência

Com obras paralisadas há mais de 5 anos, MPF aciona União e UFGD

Somente uma edificação, que seria destinada à biblioteca da Fadir, representa um prejuízo de R$ 350 mil aos cofres públicos
Arquivo -
Obra da construção da construção da biblioteca da Fadir é um dos alvos do MPF
Obra da construção da construção da biblioteca da Fadir é um dos alvos do MPF

Uma ação ajuizada pelo MPF (Ministério Público Federal) contra a União e também a ( Federal da Grande ), determina retomada de quatro obras paralisadas há mais de cinco anos. Tratam-se do Centro de piscicultura, do novo prédio da reitoria, do prédio do Centro de Educação a Distância e da biblioteca da Fadir (Faculdade de e Relações Internacionais).

Todas as estruturas, umas em estágio mais avançado que outras, permanecem à mercê das intempéries, imprestáveis para qualquer fim ou utilidade e sem previsão de retomada. Segundo informações do MPF, a UFGD justificou que o abandono das obras está relacionado à falta de recursos.

O órgão também destaca, que a Administração Pública jamais pode iniciar uma obra sem que tenha recursos suficientes para finalizá-la. A legislação veda a realização de despesa sem prévio empenho, ou seja, sem que haja “reserva de recursos” para tal.

Ainda conforme o MPF, se as obras começaram, é porque o recurso existia e deveria ter sido aplicado na sua finalização. Para o MPF, a decisão de suspender a conclusão de uma obra iniciada constitui a negação de política pública e social e de um direito da sociedade local. “Obra pública iniciada, por dever de eficiência e economicidade, deve ser entregue à população. Não há como tolerar a paralisação infinita e sem perspectiva de retomada, explicou o órgão, que ressaltoyu ainda, que novas obras foram iniciadas antes da conclusão de edificações em andamento.

Veja, abaixo, um breve detalhamento de cada obra:

Centro de piscicultura

Segundo a UFGD, a obra encontra-se paralisada desde junho de 2015 devido a erros na execução do projeto. A Universidade afirma ter solicitado recursos ao Ministério da Educação (MEC) e ao Poder Legislativo, por meio de emendas parlamentares, para retomada da obra, mas não há previsão de recebimento de novos orçamentos.

Novo prédio da reitoria

A obra foi iniciada em 2009 e encontra-se paralisada desde 2013 por falta de recursos. Assim como no caso do centro de piscicultura, a Universidade afirma ter solicitado recursos ao Ministério da Educação (MEC) e ao Poder Legislativo, por meio de emendas parlamentares, mas não há previsão de recebimento de novos orçamentos.

Centro de Educação a Distância

A construção do prédio teve início em 2013. Em janeiro de 2015, a empresa responsável emitiu termo de notificação paralisando definitivamente a obra. Segundo a Universidade, a licitação para contratação de empresa de engenharia para o término da obra obteve êxito e a contratação está em fase de homologação. A retomada da obra, no entanto, exige o aporte de recursos e não há previsão para tal.

Biblioteca da Fadir

Para o MPF, trata-se do caso mais grave. A obra teve início em 2012 e está paralisada desde 2015 em função de diversos erros na execução do projeto. Há, inclusive, auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) afirmando que tudo o que foi edificado até 2015 está comprometido e precisará ser demolido. Os danos ao erário chegam a R$ 350 mil, sem incluir os custos da demolição.

O MPF pede, então, a concessão de tutela provisória para que UFGD e União retomem as obras paradas, com necessária manutenção e conservação, no prazo de um exercício financeiro; e sua completa execução do prazo de três exercícios financeiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pane no Ifood? Usuários de Android relatam instabilidade no aplicativo em Campo Grande

santa catarina

Qual foi a origem do fogo no balão que caiu em Santa Catarina?

Polícia encontra veículo furtado em Bataguassu dentro de condomínio em MS

proteger senha dados

Após mega vazamento de dados, confira passos para proteger informações digitais

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Jovem está assustada e aguarda resgate há mais de dez horas

Após 16 horas de espera, equipe de resgate chega a brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é baleado seis vezes ao parar caminhonete em milharal em Bandeirantes

Vítima parou o veículo para verificar carroceria quando foi surpreendido pelos disparos

Le Blog Maria Antonia

Bradley Cooper é confirmado em “Superman”, novo filme da DC

Bradley Cooper está oficialmente no universo cinematográfico da DC! A menos de um mês da aguardada estreia de Superman, o diretor James Gunn confirmou a presença do astro no elenco do novo filme , e ele não estará sozinho. Pom Klementieff e Michael Rooker, que também brilharam em Guardiões da Galáxia, se juntam à produção … Continued

MidiaMAIS

Em estilo de massinha, curta produzido em MS acompanha os desafios da vida em liberdade das araras-canindés

O projeto levou cerca de um mês para ser desenvolvido e foi apresentado no Festival Cine Aves

Cotidiano

Incêndio destrói casa e família pede ajuda para recomeçar na Capital

O casal tem dois filhos pequenos e pede ajuda para recomeçar