Pular para o conteúdo
Transparência

Com denúncia, TCE-MS suspende licitação da Universidade Estadual de MS

Denúncia levou o TCE-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a suspender em caráter liminar a licitação que previa contratação de empresa para gerenciar por sistema eletrônico a frota da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A medida cautelar para suspensão do pregão eletrônico n. º 007/2019 foi publicada em edição […]
Arquivo -

Denúncia levou o TCE-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a suspender em caráter liminar a licitação que previa contratação de empresa para gerenciar por sistema eletrônico a frota da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A medida cautelar para suspensão do pregão eletrônico n. º 007/2019 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da Corte de Contas desta terça-feira (04).

O certame visava escolher empresa especializada em gerenciamento, via internet, da frota de veículos e maquinários da universidade. O contrato dele decorrente iria abranger fornecimento de combustível por demanda, em rede de postos credenciados, por meio de sistema eletrônico com uso de cartão magnético.

Feita pela empresa Prime Consultoria e Assessoria Empresarial, a denúncia aponta que a licitação contém uma série de irregularidades. Dentre elas, a inexistência de exigência de documentação que comprove qualificação técnica dos licitantes; a previsão de que a contratada mantenha rede de postos credenciados em todo o território nacional; e a ausência de definição de critérios de atualização monetária até a data efetiva do pagamento.

Em seu relatório, o conselheiro Márcio Monteiro apontou que o edital deixou de exigir documento de qualificação técnica das empresas interessadas. “Pode o administrador deixar de exigir alguns documentos considerados desnecessários no caso em concreto. Isto não quer dizer que ele poderá deixar de exigir todos eles, que é justamente o que se verifica no edital aqui impugnado”, explicou.

De acordo com ele, a omissão em exigir qualificação mínima configura violação à Lei de Licitações. Já em relação à exigência de postos credenciados em todo o território nacional, o conselheiro apontou que não fica comprovada necessidade de deslocamentos interestaduais nem informações sobre os destinos mais frequentes que justificariam a exigência. Com isso, ele entendeu que a cláusula prevista afronta os princípios da competitividade.

Sobre a denúncia de correção monetária no pagamento, o conselheiro deixou a questão para a análise do mérito e deferiu, liminarmente, a medida cautelar para imediata suspensão do pregão e intimação do reitor da universidade para que se manifeste sobre as denúncias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ucrania Zelensky

Em publicação no X, Zelensky diz que bombardeios russos chegam a 1.355 e propõe cessar-fogo

reporter

Repórter de TV sofre tentativa de roubo quando se posicionava para entrar ao vivo

alonso

Alonso ‘desculpa’ Bortoleto após brasileiro quase bater no espanhol no GP da Arábia Saudita

chile

No Chile, Boric condena ataque incendiário à hidrelétrica em construção

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

monte alegre

VÍDEO: Câmeras flagraram suspeito ‘rondando’ antes de assassinato no Monte Alegre

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

depac golpe

Jovem tem kitnet invadida e é atacado por vizinho com faca em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

César Sampaio diz que, se continuar no cargo, terá semana cheia para armar o Santos

Sampaio disse que a equipe estava acostumada a atuar em um modelo mais agressivo na parte tática

Brasil

Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por razões de saúde

As concessões de Moraes vêm acompanhadas de medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica e proibição de acesso a redes sociais

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagraram suspeito ‘rondando’ antes de assassinato no Monte Alegre

Até o momento o autor não foi encontrado

Polícia

Piloto de MS morre em queda de avião no Mato Grosso

Piloto realizava serviço de pulverização com o avião no momento do acidente