Juiz diz que ex-secretário ter usado avião oficial é ‘incontroverso’ e marca audiência
Ex-secretário usou avião oficial par ir até velório de missa de 7º dia do pai
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Responsável por julgar denúncia do MPE-MS (Ministério Público Estadual) contra o ex-chefe da Casa Civil do Governo, Sergio de Paula, o juiz Marcel Henry de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, declarou ser “incontroverso” o fato do político ter usado avião oficial do Estado para fins pessoais. O magistrado marcou para o dia 4 de setembro audiência para ouvir testemunhas.
Em despacho publicado nesta quarta-feira (25), o juiz determinou a audiência depois da manifestação das duas partes, tanto o MP quanto a defesa de Sergio de Paula.
Na decisão, Marcel Henry disse que ficou provado que o ex-secretário usou o avião oficial no mês de junho por duas vezes. De Paula foi com a família para a cidade de Andradina, no interior de São Paulo, participar de velório e missa de 7º dia de seu pai.
Apesar dessa situação já estar “saneada”, segundo o magistrado, o MP terá agora que demostrar o dolo, ou seja, a culpa do político, o enriquecimento ilícito e também qual o dano causado aos cofres públicos.
“Ao réu compete demonstrar 1. seu horário de expediente usual como Secretário de Estado e o 2. regramento ou critérios adotados pela Administração Pública à época para utilização das aeronaves oficiais”, diz o juiz.
Para que o juiz, enfim, decida sobre condenação ou não do político, audiência para oitiva de testemunhas ocorrerá em setembro.
A denúncia
Conforme a denúncia do promotor Humberto Lapa Ferri ajuizada em outubro do ano passado, De Paula usou avião do Estado para duas viagens pessoais até a cidade de Andradina (SP), em junho de 2016. Quando iniciou a investigação, em junho de 2017, o promotor da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital requisitou o diário de bordo da aeronave Bandeirante Embraer 110.
Conforme o documento, De Paula e parentes voaram para o interior paulista nos dias 14 e 22 de junho de 2016. Eles participaram do sepultamento e depois da missa de 7º dia de um parente. No entanto, a liberação da aeronave se deu em razão do então secretário afirmar que cumpriria agenda oficial em Andradina.
Em depoimento ao promotor Humberto, Sérgio confirmou o uso do avião oficial para o compromisso particular. “Portanto, inequívoco que o requerido Sérgio de Paula, enquanto secretário de Estado da Casa Civil, praticou condutas vedadas pela Lei de Improbidade Administrativa e, na hipótese, deve ser responsabilizado”, afirma a denúncia.
O promotor pede que o ex-secretário pague multa de R$ 32,6 mil, que corresponde ao valor das viagens multiplicado, que tenha os direitos políticos suspensos pelo período de 3 a 5 anos e que fique impedido de contratar com o Governo pelo prazo de 3 anos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.