MPE investiga ex-diretora do Detran por improbidade administrativa e peculato
Ela ocupou o cargo durante gestão de Puccinelli
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ela ocupou o cargo durante gestão de Puccinelli
A ex-diretora de administração e finanças do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Maria das Graças Freitas, é alvo de inquérito civil por supostamente ter cometido atos de peculato, advocacia administrativa, dispensa ilegal de licitação, improbidade administrativa e acúmulo ilegal de cargos, conforme publicação do Diário Oficial do MPE (Ministério Público Estadual).
Em fevereiro deste ano, um mês antes de a acusada deixar o cargo ao qual ocupou por oito anos, o MPE já havia instaurado procedimento investigatório contra ela com base em denúncia anônima. Segundo essas informações o órgão passou por modernização e, por isso, toda a documentação foi transferida do papel para dados digitais. O período em que ficou emprega foi o mesmo da administração do ex-governador do Estado, André Puccinelli (PMDB).
Documento em anexo ao procedimento de fevereiro, mostra que em pelo menos sete boletos de conferência entregues pela Repram Reciclagem e Preservação Ambiental, no período de dezembro de 2012 a junho de 2014, mostram mais de 47 mil quilos de papel entregues na empresa por funcionários do Detran, em veículos à disposição do Estado.
As sete notas, sem valor fiscal, dariam lucro de pouco mais de R$ 28,5 mil. A denúncia dá conta da existência da destinação de toneladas de papéis oriundos das agências do Detran de todo o Estado, e o pagamento deste material teria sido recebido todo por Maria das Graças, que nunca os repassou para os cofres estaduais. A própria contratação da empresa de reciclagem teria ocorrido sem licitação.
À época a ex-diretora foi encontrada em casa, no endereço fornecido no MPE, e também não quis se pronunciar. O denunciante relatou ainda aos promotores, que Maria das Graças adquiriu bens e realizou diversas viagens para o exterior no período que esteve na diretoria do Detran, e que estaria ocultando ou dissimulando valores provenientes dos crimes cometidos em função do cargo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
A Fazenda 16: Parcial entrega dupla eliminação acirrada; saiba quem sai
Na reta final, dois participantes serão eliminados de A Fazenda 16; Flor Fernandez, Luana Targino, Guilherme Vieira e Sacha Bali disputam a 12ª Roça
‘Falsa-coral’ é encontrada em painel de moto em MS
Motociclista ficou surpreso, acionando o Corpo de Bombeiros
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.