Tribunal de Justiça de MS comemora 35 anos nesta quarta-feira
O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul completou 35 anos de existência no mês de janeiro deste ano. E para marcar as três décadas e meia de história realiza nesta quarta-feira (24), no Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo, uma solenidade para apresentação de dois projetos que marcaram a atual administração: a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul completou 35 anos de existência no mês de janeiro deste ano. E para marcar as três décadas e meia de história realiza nesta quarta-feira (24), no Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo, uma solenidade para apresentação de dois projetos que marcaram a atual administração: a Central de Processamento Eletrônico (CPE) e o Posto Avançado da Justiça (Pajus).
Na solenidade haverá também o lançamento de um selo comemorativo, criado especialmente para a data em parceria com os Correios, e de um livro que mostra toda a trajetória da justiça sul-mato-grossense nos 35 anos de prestação jurisdicional.
Entre as atrações da solenidade estão previstas a apresentação do Coral do Tribunal de Justiça e de vídeos da CPE e do Pajus.
Projetos – Para quem não conhece, a CPE visa uniformizar e agilizar procedimentos no âmbito das serventias de primeira instância, de modo a possibilitar o aumento do número de processos trabalhados por usuário em comparação com o modelo cartorário tradicional.
A ideia da CPE surgiu em razão do panorama na justiça sul-mato-grossense: aumento na demanda, dificuldade de formação da força de trabalho, de servidor em comarcas do interior, de treinamento, de reposição e nomeação de servidores e falta de padronização de trabalho. E, mesmo com pouco tempo de instalação, a CPE já provou que deu certo.
O Pajus é uma proposta audaciosa e inédita no Brasil, que colocou o Poder Judiciário de MS novamente em posição de vanguarda, destacando a estratégia de levar a justiça sul-mato-grossense a todos os municípios do Estado.
A instalação do Pajus é feita em parceria com o Executivo municipal, objetivando aproximar a justiça do cidadão e disponibilizando a prestação jurisdicional onde não haja comarca instalada. Na prática, o Pajus revela-se uma forma eficiente de levar a justiça até o cidadão, com custos reduzidos, permitindo que a população resolva seus problemas, encaminhe sua ação e até participe de audiências sem necessidade de deslocamento para comarcas próximas – o que era o grande problema.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.