Justiça condena responsáveis por fraude do leite no Rio Grande do Sul
A Justiça do Rio Grande do Sul condenou seis acusados de participar da fraude que adulterava leite com ureia, bicabornato de sódio, álcool e outras substâncias danosas à saúde. Na sentença em primeira instância, o juiz da comarca de Ibirubá Ralph Moraes Langanke condenou os acusados a penas máximas que chegaram a 18 anos e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça do Rio Grande do Sul condenou seis acusados de participar da fraude que adulterava leite com ureia, bicabornato de sódio, álcool e outras substâncias danosas à saúde. Na sentença em primeira instância, o juiz da comarca de Ibirubá Ralph Moraes Langanke condenou os acusados a penas máximas que chegaram a 18 anos e seis meses de cadeia, mais multas diárias.
Desde 8 de maio, quando foi lançada a operação Leite Compen$ado pelo Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério da Agricultura, o promotor Mauro Rockenbach empenha-se em revelar a fraude.
Nesta quinta-feira, o promotor Mauro Rockenbach, um dos responsáveis pela operação Leite Compen$ado, deflagrada em maio, analisou que as penas aplicadas foram adequadas aos crimes de adulteração de alimento, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. “A sentença é um ingrediente altamente pedagógico. Continuam fazendo (aumentando o volume do leite com alquimias), mas agora sabem o que pode acontecer com eles. Sabem da gravidade do crime”, disse Rockenbach.
O grupo de seis condenados agia em Ibirubá e Selbach. Liderados pelo médico veterinário Daniel Riet Villanova, os criminosos usavam um posto de resfriamento para adicionar ureia e água no leite entregue pelos agricultores. Transportadores, como João Cristiano Pranke Marx, que sofreu a maior pena (18 anos e seis meses de reclusão), encarregavam-se de levar o alimento à Agroindustrial Cooperativa Central (Confepar), no Paraná.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.