TJMS cria comitê de magistrados para agilizar informações à imprensa
O comitê tem como meta agilizar a facilitar o acesso das informações aos meios de comunicação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O comitê tem como meta agilizar a facilitar o acesso das informações aos meios de comunicação
Um comitê composto por magistrados e a diretora da comunicação social do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), promete agilizar o acesso de informações judiciais à imprensa. Esta é uma das inovações divulgada na manhã de hoje (5), durante evento que reuniu os principais representantes do jornalismo no Estado, na sede do Tribunal. De acordo com o comitê, a idéia inicial é ir além da Lei de acesso a informação.
O comitê será composto pelos desembargadores, Joenildo de Souza Chaves e Luiz Tadeu Barbosa, juiz auxiliar da presidência, Carlos Alberto Garcete, juiz de entrância especial, Olivar Coneglian, juiz auxiliar da corregedoria-geral, Cesar Castilho Marques e a diretora de comunicação social, Marilda Silveira Camargo.
O trabalho do comitê envolverá ações como convencimento de juízes para divulgação de decisões judiciais, orientação das comarcas do interior, simplificação do linguajar específico do direito (juridiquês) e divulgações de sentenças e decisões em tempo real por meio das redes sociais, tudo no sentido de agilizar e facilitar a comunicação com os veículos de imprensa.
Para magistrados o judiciário está preparado e não tem nada a esconder
Para o coordenador do comitê, desembargador Joenildo Chaves, a meta principal é trazer a imprensa para dentro do judiciário, com o intuito de mostrar a população o que está sendo feito pela Justiça. “Não temos nada a esconder, sobretudo agora com a Lei da transparência. Temos um judiciário moderno, preparado e com evidente avanço tecnológico para tanto. Essa é apenas uma das inovações. Estamos em uma nova era e temos que olhar para frente”, afirmou.
O desembargador Luiz Tadeu, que fará o trabalho junto aos gabinetes, explicou que a dificuldade de divulgar informações vem do fato do sistema que herdamos de Portugal, que era de difícil acesso. Nesse sentido, o juiz Carlos Garcete explicou que os grande problemas detectados em relação a divulgação das informações foram o “juridiquês”, bem como a postura do judiciário – que em muitos casos vivem ainda hoje “encastelados em seus gabinetes”.
O juiz Olivar Coneglian, que também é presidente da Amansul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) fará a intermediação com os juizados do interior e o juiz César Castilho vai orientar e fiscalizar as ações implementadas pelo comitê, no sentido de aperfeiçoar a “ponte” com a imprensa.
Ao final da reunião, foi debatida a questão do acesso ao processo eletrônico – o qual está limitado às partes pela Justiça –mas com informações de que em breve o acesso deverá ser liberado, uma vez que essa é uma situação transitória e que está em pauta no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Além disso, a imprensa cobrou celeridade na divulgação de decisões de casos de grande repercussão, sendo informada de que a medida será providenciada.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.