Eleição: prazo para regularizar situação com Justiça termina em maio

Somente no ano passado, 57 mil cariocas perderam o título de eleitor em consequência de dívidas com a Justiça Eleitoral. Levantamento preliminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) mostra que, no balanço de 2009, ainda restavam 3 mil títulos passíveis de cancelamento. E para quem pensa que tudo isso é muito chato, cabe ressaltar que sem […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Somente no ano passado, 57 mil cariocas perderam o título de eleitor em consequência de dívidas com a Justiça Eleitoral. Levantamento preliminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) mostra que, no balanço de 2009, ainda restavam 3 mil títulos passíveis de cancelamento. E para quem pensa que tudo isso é muito chato, cabe ressaltar que sem o documento não é possível inscrever-se em concurso ou prova para cargos públicos, obter empréstimos em sociedades de economia mista ou tirar passaporte.

Perde o título o eleitor que não justificar a ausência no pleito após três eleições consecutivas (seis anos sem votar). Para aqueles que desejam ficar com a vida em dia, basta pagar multa no valor aproximado de R$ 4 na Caixa Econômica Federal e pedir a reativação do título. Não há prazo para resolver o problema.

Mas se o eleitor mudou de bairro ou cidade, e deseja transferir o domicílio eleitoral é bom arrumar um tempinho na agenda. No dia 5 de maio encerra o prazo para novas inscrições, transferências ou revisão de dados pessoais. Deixar tudo para a última hora é a certeza de longas filas nas Zonas Eleitorais.

– Infelizmente, é grande o número de pessoas que só se preocupa com a situação às vésperas do encerramento do prazo. As Zonas Eleitorais ficam sobrecarregadas sem necessidade – disparou o corregedor regional, Luiz de Mello Serra.

Apesar do apelo do TRE, ainda há muito eleitor sem pressa para alterar os dados.

– Mudei da Tijuca para o Flamengo há quatro anos e sempre esqueço de fazer a troca de endereço – conta o administrador Rodrigo Oliveira.

– Em ano eleitoral, não faço alteração no cadastro. Dizem que quem realiza os procedimentos acaba sendo chamado para ser mesário.

No Rio, existem 248 Zonas Eleitorais à disposição dos 11.353.065 eleitores. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, de 11h até as 19h, mas a procura nos postos ainda é pequena.

– Atendemos a uma média de 15 pessoas diariamente – avalia um funcionário da 163ª Zona Eleitoral, responsável por 46 mil eleitores dos bairros do Catete, Glória e Lapa.

Já para quem deseja tirar a segunda via do título de eleitor, o prazo se encerra em 23 de setembro.

Conteúdos relacionados