Quero voltar

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) defendeu no Twitter o retorno das sessões presenciais da Câmara dos Deputados. “Com respeito às normas de biossegurança, o Congresso precisa voltar às sessões presenciais, inclusive nas comissões temáticas, para convocarmos Ministros, fiscalizar eventuais denúncias, entregar respostas mais rápidas à sociedade”, escreveu.

Poder feminino

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) defendeu a reivindicação da bancada feminina do Senado para ter assento no Colégio de Líderes. Apesar de fecharem questão em todas as pautas, o grupo de 12 parlamentares quer acompanhar de perto pautas de interesse das mulheres.

Livre estou

Durante a sessão de quarta-feira (10) da , o deputado estadual Coronel David celebrou a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que manteve sentença que o permitiu deixar o PSL. Para ele, foi uma “vitória da democracia”.

Perseguição

David leu trechos da decisão destacando como teria sido perseguido pela cúpula do partido. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) acatou seu pedido de desfiliação em março do ano passado.

Ele que manda

Desde então, David está sem partido. Ele declarou ontem que vai para o mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo federal deve decidir qual legenda tentará a reeleição em março.

Te entendo, amigo

Ao parabenizar David pela vitória no TSE, Lídio Lopes (Patriota) disse foi vítima da mesma situação. Em 2013, ele foi expulso da legenda e recorreu à Justiça Eleitoral.

O mundo dá voltas

Lídio criticou os ex-prefeitos de , Alcides Bernal e Gilmar Olarte, apontando como os responsáveis pela expulsão. “Agora veja onde eles estão”, disparou. Bernal ficou fora do segundo turno na disputa à reeleição em 2016 e Olarte foi afastado, preso e ainda responde a processos judiciais.

É verdade?

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) pediu explicações ao CMO (Comando Militar do Oeste) e ao (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) sobre rumores de demolição de casas do Forte Coimbra, em Corumbá. Na indicação, o emedebista observou que existe a chance do forte ser tombado patrimônio histórico pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Antigas

Segundo o deputado, os imóveis foram construídos entre os séculos 16 e 19. O documento é endereçado do comandante militar do Oeste, general de Exército Fernando José Sant'ana Soares e Silva, e à superintendente regional do Iphan, Maria Clara Scardini.

Caro demais

Depois das contas de energia quase dobrarem em assentamentos de , o deputado estadual Jamilson Name (sem partido) pediu que a Energisa faça uma vistoria nos locais. A concessionária é campeã de reclamações no Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do ).

Parada

Falando em Energisa, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a empresa na Assembleia continua suspensa até 30 de abril. O motivo é que o distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus impede a realização das reuniões e demais atividades presenciais.