A ideia de implantação de um stand sob o nome “Casa Bolsonaro” na 58ª Expoagro, em , teria levado os bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil a pensarem sobre a retirada do patrocínio na maior feira agropecuária do Estado. O motivo seria a conotação política do espaço, que deve funcionar como um “gabinete” do deputado federal Marcos Pollon (PSL).

Bolsonaro já confirmou a presença em Dourados, em 14 e 15 de maio, e promete visitar o evento na quarta-feira (15). Há uma grande expectativa sobre a vinda do ex-presidente a Mato Grosso do Sul para bater o martelo sobre o nome do pré-candidato da sigla para concorrer à Prefeitura de Dourados, a 229 km de Campo Grande. 

A “Casa Bolsonaro” deve funcionar em um sobrado de 100 metros quadrados no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, onde será a Expoagro. A ideia é que os conservadores possam receber Bolsonaro, lideranças e tratar sobre questões políticas durante a feira . 

Ao Midiamax, Pollon classificou o possível boicote de patrocínio dos bancos como “um grande absurdo”. “É tentar utilizar instituições que têm ligação com o Governo Federal para cercear a liberdade de expressão, cercear a defesa, ser um gesto de autoritarismo que não tem o menor sentido. Já é o segundo ano que a gente faz isso. Só o fato de fazer essa homenagem eles quererem fazer esse tipo de pressão, isso é um grande absurdo”, classifica. 

A 58ª edição da Expoagro será entre os dias 10 e 19 de maio, em Dourados. A expectativa de público é de 100 mil visitantes e movimentação de R$ 1 bilhão em negócios.  

O Midiamax entrou em contato com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o Sindicato Rural de Dourados para pedir uma nota sobre o caso. A Assessoria de Imprensa da CEF informou que está elaborando um posicionamento sobre o assunto.

Em nota, o Banco do Brasil falou sobre o viés de participação em feiras e não comentou sobre a recusa ou não do patrocínio. “A participação do BB em feiras agro, em todo o país, tem viés exclusivamente negocial e de  proximidade com os clientes”, diz a nota. 

O Sindicato Rural de Dourados informou que em todas as edições da Expoagro faz a locação de suas estruturas para os expositores. Tradicionalmente a Prefeitura de Dourados tem um espaço que serve como gabinete do chefe do Executivo durante os 10 dias de Feira. Ligado ao agronegócio, o deputado federal Marcos Pollon assinou contrato no ano passado para locação de um dos espaços e este ano se repetiu. Conforme contrato de locação, o local servirá como gabinete do referido deputado, para que ele possa receber convidados e fazer despachos do mandato parlamentar. A nomenclatura “Casa do Bolsonaro” não consta em contrato e o Sindicato Rural de Dourados só ficou sabendo por meio da imprensa. O Sindicato informa ainda que não há declínio em seus projetos de patrocínio da feira por meio de patrocínio, que a Expoagro é aberta ao público e que o ex-presidente Bolsonaro será recebido como convidado. Informações sobre agenda do ex-presidente são tratadas diretamente com a assessoria do PL em MS.

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.