Tramitação da Reforma Tributária deve ser retomada nesta semana no Senado Federal
O texto prevê um período de transição para a extinção de cinco impostos atuais e a inclusão dos novos tributos
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o fim do recesso do Legislativo, a tramitação da Reforma Tributária será retomada nesta semana no Senado. O texto prevê um período de transição para a extinção de cinco impostos atuais e a inclusão dos novos tributos. Se aprovada neste ano, a transição começará em 2026 e se estenderá até 2033.
No Senado, a tramitação terá uma inversão na correlação de forças políticas em comparação com as negociações na Câmara, onde a proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada no início do mês de julho.
Para ser aprovada a mudança na Constituição, é necessário o apoio de três quintos dos 81 senadores em uma primeira votação. Depois, é preciso aguardar cinco dias ou cinco sessões para fazer uma segunda deliberação, que também deverá ter três quintos de votos favoráveis.
É preciso total concordância entre as Casas, de modo que as alterações no Senado retornam para a Câmara. Aprovada, a emenda é promulgada pelas Mesas das duas Casas em sessão solene do Congresso Nacional. Por se tratar de Emenda Constitucional, não há participação ou necessidade de sanção pelo presidente da República.
Caso a PEC da reforma tributária seja aprovada e promulgada, segundo a Agência Senado, o governo deverá enviar ao Congresso, em 180 dias, uma segunda reforma: um projeto de lei de reforma sobre o Imposto de Renda.
Ao menos três pontos da proposta que unifica cinco tributos sobre o consumo em dois tipos de imposto sobre valor agregado (IVA) devem mudar no Senado: os critérios de decisão do Conselho Federativo, a divisão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) e o prazo de transição de 50 anos entre a atual cobrança de impostos na origem da empresa e a futura, no destino, onde o consumidor compra.
Notícias mais lidas agora
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
Últimas Notícias
De novo: Porto Murtinho chega ao 10° dia consecutivo como a mais quente do país
Calor passou dos 41°C no município na quinta-feira
Procon-MS aponta variação de até 546% em preços de itens escolares em Campo Grande
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2025
Carro envolvido em acidente que matou passageira na BR-060 estava com produtos contrabandeados
No carro dela foram encontrados vários maços de cigarros, bebidas e alho, material proveniente de contrabando, que então foi recolhido pela PRF.
BBB 25: Após vencer a Prova do Líder, Aline ganha apartamento de R$ 260 mil
Nessa temporada, as duplas que vencerem a Prova do Líder terão a chance de disputar por um apartamento de R$ 260 mil; saiba como aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.