Secretário de Segurança Pública pretende ampliar delegacias para diminuir feminicídios
O chefe da pasta também comentou que deseja auxiliar as mulheres sobre emponderamento feminino
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) Antonio Carlos Videira comentou sobre o aumento dos casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul e também adiantou sobre as possíveis estratégias que ele deve adotar a frente da pasta com o atual governador Eduardo Riedel (PSDB).
Segundo os dados da Sejusp, de janeiro a dezembro de 2021, Mato Grosso do Sul registrou 31 feminicídios. No mesmo período de 2022 o Estado registrou um aumento no crime, totalizando 44 mulheres assassinadas por seus companheiros.
O Secretário que já era chefe da pasta durante o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), diz que uma das estratégias para tentar diminuir o número de mulheres assassinadas é investir no emponderamento feminino.
“Primeiro a gente tem que emponderar as mulheres para que ela denuncie a violência doméstica. Você raramente tem um caso de feminicídio que não passou por violência doméstica. Quando se amplia o número de delegacias e acessos a essas mulheres, a gente previne crimes. A prevenção passa pelo emponderamento”, disse o secretário.
Posse dos Secretários
O Governador Eduardo Riedel (PSDB), empossou os secretários que ele já havia anunciado antes do evento. A cerimônia aconteceu na tarde deste domingo (1), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Além de Videira, também tomaram posse Hélio Queiroz Daher que vai comandar a SED (Secretaria de Estado de Educação). Ele é especialista em Gestão Escolar, mestre em Educação, atual superintendente de Políticas Educacionais da pasta e presidente do Conselho Estadual de Educação.
Para comandar a Secretaria de Turismo, Esporte e Cidadania, Marcelo Miranda – que, no governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), dirigiu a Fundesporte (Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul). À frente do escritório de Planejamento, permanecerá Eliane Detoni – ela ocupa a pasta atualmente.
Já para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a atual secretária Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues seguirá de forma interina.
Eduardo Rocha será secretário da Casa Civil. Flávio Cesar Mendes de Oliveira, que já atuou como secretário adjunto da Segov-MS, será titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).
Ana Carolina Nardes será mantida na SAD (Secretaria de Estado de Administração), Ana Carolina Ali Garcia na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e Hélio Peluffo deixa a prefeitura de Ponta Porã para compor a Infraestrutura e Habitação.
Pedro Caravina vai para Segov (Secretaria de Governo), Maurício Simões Corrêa para a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jaime Verruck ainda no comando da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e novamente Carlos Eduardo Girão (Controladoria-Geral do Estado).
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.