Justiça barra decisão que anulava perdão concedido a 269 multas às empresas de ônibus

Parte das multas eram por descumprimento da tabela de horários

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
onibus campo grande
Transporte público em Campo Grande (imagem Ilustrativa, arquivo Midiamax)

A Justiça decidiu manter nulas 269 multas aplicadas pela Prefeitura de Campo Grande contra o Consórcio Guaicurus, concessionária do transporte coletivo da cidade.

Decisão da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Municipais) em 2022 tinha anulado o perdão às penalidades e as empresas de ônibus procuraram o Judiciário.

Na decisão do juiz José de Andrade de Neto, mesmo que cabível a cobrança das multas mais de cinco anos após sua aplicação – é este caso, uma vez que os procedimentos foram abertos em 2016 -, se a má fé fosse comprovada, seria necessário abertura de novo processo administrativo.

“[Para] oportunizar o contraditório e a ampla defesa, já que dele decorreram efeitos concretos em desfavor do impetrante [o Consórcio Guaicurus]”, traz uma parte da decisão.

No pedido à Justiça, as empresas do transporte coletivo informaram que receberam 269 multas entre 2010 e 2012 e, a então diretora-presidente da Agereg, havia declarado nulas em 23 de novembro de 2016.

Para o Consórcio Guaicurus, a medida da atual diretoria da Agência de Regulação é ilegal, pois não ouviu ninguém da concessionária, além do fato de ter se passado mais de cinco anos.

Conteúdos relacionados

lula