‘Fazer novamente um Brasil de todos e para todos’: Lula afirma que irá resgatar milhões da pobreza

Lula garantia a renovação do Programa Bolsa Família com pagamento de R$ 600

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lula
Lula fez seu primeiro discurso como presidente em 2022 (Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (1º) que vai reconstruir o Brasil e resgatar milhões da pobreza e da fome. Lula fez um discurso após ser empossado como presidente no Congresso.

“É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o País e fazer novamente um Brasil de todos e para todos”, disse Lula. Ele destacou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) aprovada pelo Congresso para viabilizar o pagamento de R$ 600 no Bolsa Família, afirmando que “não seria justo e honesto pedir paciência para quem passa fome”.

“Diante do desastre orçamentário que recebemos, apresentei ao Congresso Nacional propostas que nos permitam apoiar a imensa camada da população que necessita do Estado para sobreviver. Agradeço à Câmara e ao Senado pela sensibilidade frente às urgências do povo brasileiro. Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, disse Lula.

Para o presidente, nenhuma nação se ergueu “nem poderá” se erguer sobre a miséria de seu povo. “Este compromisso começa pela garantia de um Programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo, para atender a quem mais necessita”, disse.

Multidão na posse

A Esplanada dos Ministério recebeu um multidão desde as primeiras horas deste domingo para a cerimônia de posse. No sábado, 31, caravanas foram vistas chegando à capital federal com eleitores segurando bandeiras, camisetas e bonés vermelhos.

O público esperado era de cerca de 300 mil pessoas, segundo a equipe de transição de governo. Mas, por questão de segurança, o acesso à Praça dos Três Poderes ficou limitado a 30 mil pessoas durante a cerimônia. O evento de posse foi turbinado por um festival de música com a participação de cerca de 60 artistas.

*Com informações da Agência Estado.

Conteúdos relacionados

lula