A próxima semana na Legislativa de será movimentada e contará com homenagens a quem contribuiu em prol do Estado de Mato Grosso do Sul, às cerimonialistas, seminário de frentes parlamentares, reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e sessões plenárias integram o fim de outubro e o primeiro dia de novembro na Casa de Leis. 

Segunda-feira 

Na segunda-feira (30), a partir das 14h, será realizado o Seminário “As possibilidades de Geração de Renda através da Preservação da Natureza”, reunindo as Frentes Parlamentares de Recursos Hídricos, Desenvolvimento das Unidades de Conservação do Leite, da Avicultura e do Desenvolvimento da Suinocultura. No evento, proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), coordenador das referidas frentes parlamentares na Alems, acontecerá a posse dos membros das Frentes Parlamentares do Leite e do Desenvolvimento das Unidades de Conservação. 

À noite, a partir das 19h, o Plenário Júlio Maia é palco da homenagem aos cerimonialistas. Será realizada sessão solene em comemoração aos 15 anos da Lei 3.543/2008, que instituiu o dia 29 de outubro como o Dia do Cerimonialista, no Estado. A proposição da solenidade de outorga da medalha do mérito legislativo é do autor da referida lei, deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). “Mato Grosso do Sul foi o Estado pioneiro em dedicar um dia comemorativo aos cerimonialistas. É um motivo de orgulho reconhecer quem realiza desde uma posse do mais simples líder do País, até o Presidente da República, entre outras cerimônias. É o profissional que cuida de cada detalhe”, enalteceu o parlamentar. 

Terça-feira

Na terça-feira (31), o destaque é a solenidade de entrega de Títulos de Cidadãos Sul-Mato-Grossense e Comendas do Mérito Legislativo. O evento é proposto pelo deputado e presidente da Alems, Gerson Claro (PP), e acontecerá a partir das 19h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o Palácio Popular da Cultura. Ambas honrarias são concedidas às personalidades por suas ações prestadas, que contribuíram de forma destacada para o desenvolvimento e projeção do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Quarta-feira

A quarta-feira (1º) inicia com a reunião ordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A partir das 8h, o grupo se reúne no Plenarinho Deputado Nelito Câmara para avaliar a juridicidade, constitucionalidade e legalidade das matérias enviadas, ou originadas no Legislativo Estadual. A CCJR é presidida pela deputada Mara Caseiro (PSDB), e composta pelos deputados Junior Mochi (MDB), Antonio Vaz (Republicanos), Pedrossian Neto (PSD) e (PSDB). 

Sessões plenárias 

As sessões ordinárias desta semana na Alems acontecerão às terças e quartas, em virtude do feriado nacional de Finados. A partir das 9h, no Plenário Júlio Maia, você pode acompanhar os debates com temas de interesse da sociedade e as votações dos projetos que norteiam a legislação estadual em favor do cidadão. 

Saiba Mais