O União Brasil é o partido que abre as convenções partidárias em Mato Grosso do Sul. O evento acontece no começo da noite desta sexta-feira (22), em . O encontro deve marcar o anúncio oficial da candidatura de na disputa ao Governo do Estado nas eleições de 2022.

O partido também deve oficializar a candidatura do ex- ministro da saúde, ao Senado Federal. A princípio, o nome do promotor Sérgio Harfouche (Avante) também era apontado pela sigla para ser candidato, mas até a última semana ele ainda não havia recebido uma confirmação do partido.

Os partidos coligados, mesmo que para concorrer ao Governo do Estado, não podem ter mais que uma vaga ao Senado. Essa é uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do último dia 21 de junho. Por maioria de votos, os ministros mantiveram a jurisprudência da Corte no sentido de vedar a possibilidade de que as agremiações que se uniram para disputar a vaga de governador formem coligações distintas com o intuito de concorrer ao Senado Federal.

Convenções

Os pré-candidatos, têm de ser indicados pelos partidos, que tem do dia 20 de julho até 5 de agosto (17 dias) para realizar os eventos nacionais e estaduais. Depois, têm até 15 de agosto para fazer o registro das chapas na Justiça Eleitoral. Só a partir de 16 de agosto as campanhas começam de verdade, quando eles poderão usar os seus respectivos números e pedir votos.