O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou o envio de militares federais para realizar a segurança na fronteira de Mato Grosso do Sul durante votação no das eleições, neste próximo domingo (30).

O ministro Alexandre de Moraes, autorizou a atuação do Exército Brasileiro nas cidades de MS que fazem fronteira com o Paraguai.

No primeiro turno, em 2 de outubro, o Exército Brasileiro comandou a Operação Garantia da Votação e Apuração. Agora, os militares retornam no dia 30 a Amambai, Paranhos, Bela Vista, Caracol, , Antônio João, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, e Juti.

A decisão foi encaminhada ao Ministério da Defesa, responsável pela logística. De acordo com o TSE, o envio de tropas federais ocorre quando um município informa à que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo da polícia local.

No Brasil, as forças vão atuar em 80 localidades de quatros estados – no (20 municípios); no Mato Grosso (39 municípios), em Mato Grosso do Sul (11 municípios) e no Tocantins (10 municípios).