RESUMO: Curta pelo Carnaval, semana política começou mesmo com abertura da janela e já registra mudanças

Período no qual trocas estão autorizadas vai até 1º de abril e, até lá, promete bastante movimentação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
De cima
De cima

Curta por causa do Carnaval, a semana política teve o ápice mesmo na quinta-feira (3) com a abertura da janela partidária. O mecanismo permite mudança de partidos sem risco de perda do mandato e, apesar do pouco tempo desde a abertura, já houve muitos anúncios de saídas. 

É o caso do deputado Felipe Orro, que anunciou, durante sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), a saída do PSDB.  Ele contou que está avaliando convites de outras siglas, para decidir o novo rumo. A janela fica aberta até 1º de abril.

Vereador Riverton era do DEM, que se fundiu com o PSL, criando União Brasil. Até então, o parlamentar dizia que ainda não sabia se permaneceria na nova sigla. Ontem, porém, disse que deixa oficialmente o partido nesta sexta-feira (4). No entanto, ainda não definiu qual deve ser o novo lugar, mas cita PSD e PP.

Também dizendo que recebeu convites, o deputado Paulo Duarte afirma que deixar o MDB é uma possibilidade. Mas disse que é muito cedo para bater o martelo quanto a isso. O Jornal Midiamax já tinha adiantado alguns nomes que pretendiam aproveitar a janela, um deles é o deputado estadual Neno Razuk. Ontem anunciou que deixa o PTB. Entretanto, ainda não disse em qual agremiação partidária deve entrar.

Deputado estadual também aproveitou o primeiro dia para confirmar a desfiliação do União Brasil, bem como Barbosinha. Ambos eram do DEM e acabaram na nova legenda por conta da fusão. O primeiro já tinha dito que o PSDB é uma possibilidade e o segundo parlamentar pondera quanto à nova casa.

Colega da Alems, que vai ser a Casa de Leis com mais mudanças uma vez que é proporcionalmente maior do que a bancada da Câmara Federal, também abrangida pela janela partidária deste ano, Lucas de Lima disse que deixa o SD e analisa ida para o PP ou PDT.

Conforme previsto anteriormente, deputado Rinaldo Modesto vai sair do PSDB e cogita entrar no Podemos. Irmã dele, deputada federal Rose Modesto também vai sair do ninho tucano e se filiar no União Brasil, onde deve se candidatar ao Governo de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições