No primeiro dia da janela partidária, na sessão desta quinta-feira (3), o vereador Professor Riverton anunciou que vai entregar a desfiliação do União Brasil na sexta-feira (4). No entanto, ficará sem partido até decidir o novo rumo partidário. O mecanismo que abre possibilidade de mudanças segue até 1º de abril.

“Política é assim. Desejo sucesso aos que ficam e deixo meu muito obrigado. Estou sem partido por um tempo”, disse aos colegas no início da reunião de hoje. O vereador era do DEM, partido que se fundiu com o PSL em 2021. A validação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, validou a união neste ano.

Agora, de março até abril, serão comuns mudanças como essa, sobretudo por parte de deputados estaduais e federais de Mato Grosso do Sul. Além do vereador que comentou sobre a saída, o deputado Felipe Orro avisou que deixará o PSDB, durante sessão na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Já no caso do parlamento municipal, Professor Riverton é vinculado à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também deve deixar o União Brasil e migrar para o PP.