No primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio, a maior parte dos de não enviou vídeos dos candidatos a deputados estaduais para serem exibidos no horário eleitoral de sexta-feira (26).

Dos 17 partidos divulgados pelo (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para irem ao ar com os programas dos deputados, apenas cinco veicularam seus candidatos.

Com muitos candidatos, muitos coordenadores de campanha tiveram dificuldade em reunir o time para as gravações e resolveram priorizar as campanhas majoritárias, ou seja, para o Governo do Estado e para o Senado. Nenhum dos candidatos ficou sem encaminhar as imagens, embora a TVE tenha alegado um erro em aplicativo para deixar três candidatos fora do ar.

De acordo com a emissora, já existe uma consulta em andamento com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para resolver a situação e reparar possíveis danos.

Partidos e recursos

Outra situação exposta por coordenadores de campanha são os recursos encaminhados pela nacional e a dificuldade em reunir todos para gravar. “Prioritariamente o foco é a majoritária. Mas, paralelo a isso, tem também a dificuldade em reunir todos os candidatos a deputados estaduais na gravadora em um horário conseguir editar e fechar esse material a tempo de encaminhar. Essas foram as maiores dificuldades”, disse um deles ao Jornal Midiamax, que preferiu não ser identificado.

No entanto, a falta de inserções nos primeiros dias é corriqueira no Estado. “Sempre há essa dificuldade. É comum até que todos estejam gravados e editados. Vai também do interesse do candidato, que é convocado para gravar e não comparece. Tem muitas situações”, explica.