O deputado estadual (PSB) revelou na sessão desta terça-feira (18) da (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) que tratou e se curou de um câncer. Emocionado, ele disse na tribuna que assumiu o mandato no ano passado após receber o diagnóstico.

“Pensei que fosse uma sentença de morte. Não queria usar isso, conheci muita gente com esse drama [câncer]. Quando a gente passa por isso, muda”, afirmou, citando que já sabia da doença antes de assumir o cargo.

Duarte contou sobre o tratamento para recomendar que a população se previna contra a doença. “Vou ser militante dessa causa. Tenho plano de saúde, mas será que se eu não tivesse, teria sobrevivido? Peço desculpas pela emoção, mas a vida pede da gente é coragem”, afirmou.

O parlamentar disse que operou em novembro de 2021 para retirar 12 tumores. Sem dizer diretamente, ele deu a entender que se recuperou de câncer de próstata. “Se cuidem, deixem de preconceito. Sou um sobrevivente, o médico me disse”, defendeu.

Duarte ainda revelou que o governador (PSDB) notou que ele estava abatido, e soube do diagnóstico. “Não falei antes para não parecer oportunista”, frisou.

Paulo Duarte não foi reeleito deputado estadual

O político do PSB concorreu à reeleição, mas não conquistou novo mandato. Ele tomou posse em dezembro de 2021 na vaga de Eduardo Rocha, que foi nomeado secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica.