O Alexandre Ávalo aceitou o convite da prefeita de , Adriane Lopes (Patriota), e vai retornar ao comando da PGM (Procuradoria-Geral do Município). A nomeação deve ser publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) nos próximos dias.

Em agosto, ele pediu demissão para participar da eleição da lista sêxtupla pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul) para desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça). Ávalo passou para a lista tríplice como o mais votado, mas foi preterido por Ary Raghiant Neto.

Desde então, o procurador Marcelino Pereira dos Santos chefiava o órgão. “Conversamos [eu e a prefeita] nesta semana e ontem [quarta-feira, 30] aceitei o convite. Ela confia na nossa competência e no nosso trabalho técnico”, disse ao Jornal Midiamax.

Troca no secretariado

No início do mês de novembro, Adriane anunciou aos seus correligionários que trocará quase todo o secretariado. A conversa nos corredores da Câmara era uma só: a de que apenas o secretário de Cultura, Max Freitas, ficaria no cargo.

No entanto, a prefeita espera o momento adequado para fazer o anúncio. Segundo fontes ouvidas pelo Jornal Midiamax, Lopes acredita ser ainda muito cedo para fazer a mudança. Isso porque o ex-prefeito de Campo Grande, (PSD), tinha acabado de ser derrotado nas urnas.

“Mal acabou o primeiro turno das eleições. O Marquinhos amargou o 6º lugar, o que teria tirado o prestígio dele em manter ou não alguém no cargo”, disse um dos correligionários sobre a conversa da prefeita com o grupo.

A ideia foi transmitida ao grupo no dia 5 de outubro, durante reunião. “Só deve mesmo ficar o secretário de Cultura. Os outros todos serão trocados. E a justificativa é a de que é a administração dela, né? É preciso tocar uma nova gestão”, disse.

Já foram exonerados o secretário de Governo, Antônio Lacerda, o adjunto, Robison Gatti, e o de Gestão, Agenor Mattiello, que foi substituído pela servidora de carreira Maria das Graças de Macedo. Luciano Martins e o adjunto, João Marcelo Pereira, deixaram a Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Adriane levou a então adjunta da SAS, Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes, para sua chefia de gabinete. Alex Gonçalves deixou a função que ocupava desde o primeiro mandato de Marquinhos.

A secretária municipal da Juventude, Laura Miranda, foi substituída por Wilton Celeste Candelório. A secretária-adjunta passou a ser Michele dos Santos Ferreira, que assumiu no lugar de Nikythelms Guesso.

Ana Lourenço de Oliveira Lima foi nomeada subsecretária do Bem-Estar Animal após o afastamento de Ana Cristina Camargo de Castro. Ralphe Nogueira saiu da Secretaria-Executiva de Compras Governamentais e assumiu Isaac de Araújo. E Inês Mongenot Santana foi indicada como secretária-adjunta de Assistência Social.

Já Alelis Gomes deixou o comando da Semed (Secretaria Municipal de Educação) para ser adjunta de Lucas Bitencourt.