Soraya Thronicke prega fim de ‘racismo contra brancos’ em sessão do Senado
Sul-mato-grossense Soraya Thronicke orientava bancada do PSL no Senado quando fez a declaração sobre racismo contra pessoas brancas.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) falou em combater o racismo contra pessoas brancas durante sessão plenária do Senado Federal, na última quarta-feira (10). A declaração se deu enquanto a senadora orientava a bancada do PSL na Casa sobre como votar à respeito da adesão do Brasil à Convenção Interamericana contra o Racismo e Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.
“O PSL obviamente orienta ‘sim’ e lembra que é contra toda e qualquer forma de intolerância, lembrando também que não podemos aceitar racismo nem xenofobia contra brancos e asiáticos, enfim, etc., etc., etc.”, afirmou.
“Hoje o que nós mais temos visto nas redes sociais… Parece que as pessoas ganham um outro caráter quando estão em frente a um computador ou teclando num celular, abusam do direito de liberdade de expressão. Então, é importante que todos nós tenhamos essa consciência de que o racismo vai além do que se prega comumente. Precisamos combater toda espécie de racismo e de xenofobia”, completou Soraya.
O discurso está registrado nas notas taquigráficas da sessão deliberativa da última quarta no Senado. Na ocasião, nenhum senador interpelou Soraya.
Deputado sugere livro para senadora aprender sobre racismo
Nas redes sociais, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) sugeriu à senadora sul-mato-grossense a leitura de “Escravidão”, livro de Laurentino Gomes que retrata o período escravista no Brasil, “para aprender o verdadeiro significado da palavra ‘racismo’”. Soraya não respondeu.
Em artigo publicado na revista CartaCapital, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro explica que não há racismo reverso, ou seja, de pessoas negras contra pessoas brancas. “Racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas. A população negra sofre um histórico de opressão e violência que a exclui”, escreveu.
A adesão do Brasil à Convenção Interamericana contra o Racismo e Discriminação Racial acabou aprovada por unanimidade pelo Senado e seguiu para promulgação.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.