O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto pediu vista do recurso apresentado pelo prefeito eleito sub judice em , Álvaro Urt (DEM), em julgamento virtual finalizado ontem (26) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A intervenção adiou decisão da corte sobre uma possível convocação de novas eleições no município.

O relator do agravo regimental no recurso especial eleitoral de Álvaro Urt, ministro , já havia manifestado voto contrário à medida. Ou seja, favorável a manter a impugnação ao registro de candidatura do democrata nas eleições de 2020. O voto foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin e Luis Felipe Salomão.

O pedido de vista é feito, geralmente, quando o julgador quer mais tempo para analisar o processo. O recurso deve voltar à pauta do TSE assim que Vieira de Carvalho Neto terminar sua avaliação. Além de seu voto, ficaram faltando as manifestações dos ministros Luís Roberto Barroso (Presidente), Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos. Ou seja, Álvaro Urt ainda pode sair vitorioso do julgamento.

Também foi Tarcisio Vieira de Carvalho Neto quem pediu destaque e travou, por dois meses e meio, o julgamento do recurso do prefeito eleito sub judice em Sidrolândia, Daltro Fiuza (MDB). O TSE voltou a se debruçar sobre o processo no início deste mês e decidiu manter a impugnação ao emedebista, bem como convocar eleições suplementares.

Álvaro Urt foi cassado meses antes das eleições em Bandeirantes

Álvaro Urt venceu as eleições de novembro do ano passado com 50,63% dos votos válidos. Mas, menos de dois meses antes, o então prefeito havia sido cassado pela Câmara de Vereadores, após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Com a cassação, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) barrou o registro de candidatura de Urt, que recorreu. Em dezembro do ano passado, o relator do recurso no TSE, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou a investida e ainda declarou prejudicado o pedido liminar. Então, o democrata recorreu novamente. Caso negado o recurso, o TSE deve determinar a convocação de novas eleições para prefeito em Bandeirantes.

Na quarta-feira (24), Álvaro Urt ajuizou nova manobra na Justiça Estadual a fim de derrubar sua cassação. Com pedido de liminar, a ação de tutela antecipada antecedente foi distribuída para a 3ª Câmara Cível do (Tribunal de Justiça de ). O feito está sob a relatoria do desembargador Amaury da Silva Kuklinski.

Urt já teve negado pela Justiça, menos de duas semanas depois das eleições, um mandado de segurança que também pedia a anulação da cassação.