Pular para o conteúdo
Política

Ministro pede vista e adia decisão sobre novas eleições para prefeito em Bandeirantes

Vieira de Carvalho Neto pediu mais tempo para analisar recurso de Álvaro Urt, que venceu, sub judice, as eleições de 2020 em Bandeirantes.
Arquivo -

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto pediu vista do recurso apresentado pelo prefeito eleito sub judice em , Álvaro Urt (DEM), em julgamento virtual finalizado ontem (26) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A intervenção adiou decisão da corte sobre uma possível convocação de novas eleições no município.

O relator do agravo regimental no recurso especial eleitoral de Álvaro Urt, ministro , já havia manifestado voto contrário à medida. Ou seja, favorável a manter a impugnação ao registro de candidatura do democrata nas . O voto foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin e Luis Felipe Salomão.

O pedido de vista é feito, geralmente, quando o julgador quer mais tempo para analisar o processo. O recurso deve voltar à pauta do TSE assim que Vieira de Carvalho Neto terminar sua avaliação. Além de seu voto, ficaram faltando as manifestações dos ministros Luís Roberto Barroso (Presidente), Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos. Ou seja, Álvaro Urt ainda pode sair vitorioso do julgamento.

Também foi Tarcisio Vieira de Carvalho Neto quem pediu destaque e travou, por dois meses e meio, o julgamento do recurso do prefeito eleito sub judice em , Daltro Fiuza (MDB). O TSE voltou a se debruçar sobre o processo no início deste mês e decidiu manter a impugnação ao emedebista, bem como convocar eleições suplementares.

Álvaro Urt foi cassado meses antes das eleições em Bandeirantes

Álvaro Urt venceu as eleições de novembro do ano passado com 50,63% dos votos válidos. Mas, menos de dois meses antes, o então prefeito havia sido cassado pela Câmara de Vereadores, após o (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Com a cassação, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) barrou o registro de candidatura de Urt, que recorreu. Em dezembro do ano passado, o relator do recurso no TSE, ministro Alexandre de Moraes, rejeitou a investida e ainda declarou prejudicado o pedido liminar. Então, o democrata recorreu novamente. Caso negado o recurso, o TSE deve determinar a convocação de novas eleições para prefeito em Bandeirantes.

Na quarta-feira (24), Álvaro Urt ajuizou nova manobra na Justiça Estadual a fim de derrubar sua cassação. Com pedido de liminar, a ação de tutela antecipada antecedente foi distribuída para a 3ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O feito está sob a relatoria do desembargador Amaury da Silva Kuklinski.

Urt já teve negado pela Justiça, menos de duas semanas depois das eleições, um mandado de segurança que também pedia a anulação da cassação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem preso após agredir ex-namorada em via pública passará por audiência de custódia

Ex-namorado confessa feminicídio de Doralice em Maracaju

Após um ano, ONG que mantinha 350 animais em situação insalubre volta a ser alvo de denúncias

Jon Jones se aposenta do UFC aos 37 anos com 12 defesas de cinturão e muitas polêmicas

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Vídeo flagra homem nu sendo espancado com pá na Avenida Fábio Zahran

Últimas Notícias

Famosos

Alice Wegmann diz que personagem a ajudou a superar abuso sexual: ‘Mudou minha vida’

Atriz relembra experiência ao interpretar Carolina, na série Justiça 2

Cotidiano

Menina que teve perna amputada após acidente vai passar por nova cirurgia

Foram detectadas áreas de necrose no coto da amputação realizada na menina

Mundo

Sobre ataques dos EUA, assessor de Khamenei diz que ‘jogo não acabou’

Estados Unidos atacaram usinas nucleares no Irã

MidiaMAIS

Confira as festas juninas neste fim de feriadão em Campo Grande

Programações, neste domingo (22), preveem comidas típicas, apresentações ao vivo e outras atrações