Pular para o conteúdo
Política

Presidente da Alems rejeita pedido de impeachment de Reinaldo Azambuja

Nesta sexta-feira (17), o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Paulo Corrêa (PSDB) rejeitou o pedido de impeachment do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A decisão foi publicada em Diário Oficial da Casa de Leis. O processo n.º 209/2020 foi protocolado pelo vereador Vinicius Siqueira, deputado federal Loester Trutis e também o […]
Arquivo -

Nesta sexta-feira (17), o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de ), deputado Paulo Corrêa () rejeitou o pedido de impeachment do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A decisão foi publicada em Diário Oficial da Casa de Leis.

O processo n.º 209/2020 foi protocolado pelo vereador Vinicius Siqueira, deputado federal Loester Trutis e também o suplente da senadora , Danny Fabricio, filiados ao PSL. O pedido de impeachment foi aberto após o governador ser indiciado pela PF (Polícia Federal). A indiciação aconteceu com base em crimes de lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa e corrupção passiva, pelo recebimento de R$ 67 milhões de propina da JBS.

“Em face ao exposto, seja pela inépcia, seja pela manifesta ausência de justa causa, rejeito liminarmente o pedido de impeachment”, afirmou no texto.

Na decisão, o presidente da Alems justificou que os fatos narrados pelo processo ocorreram fora do atual mandato de Azambuja. “A denúncia se refere exclusivamente a fatos supostamente ocorridos nos anos de 2015 e 2016, durante o primeiro mandato do representado como Governador do Estado”.

Assim, afirma que o fato “demonstra que a narrativa fática não é compatível com o pedido de impedimento formulado, o que tecnicamente demonstra a sua inépcia”. Então,  para defesa da posição, Corrêa citou o artigo 76 da Lei Federal n.º 1079/50. “Não será recebida a denúncia depois que o Governador, por qualquer motivo, houver deixado definitivamente o cargo”.

Apenas apurações

Além disto, o deputado argumentou que o novo pedido de impeachment “não apresenta qualquer fato novo, atual, que seja atribuído ao representado a justificar a abertura de processo de Impeachment”. De acordo com ele “o desenvolvimento da apuração realizada pela Polícia Federal, assim como eventual denúncia pelo Ministério Público Federal junto ao Superior Tribunal de Justiça, não podem ser considerados fatos novos a justificar a abertura do processo de Impeachment”.

Por fim, ele afirma que as apurações “nada mais representam do que a indiciária conclusão policial, vertida em documentação, acerca dos supostos fatos que aconteceram no passado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é baleado após suspeito atirar com arma de policial em bar de Dourados

Campanha liberada: candidatos em Bandeirantes vão às ruas e às redes sociais em busca de votos

Campo-grandenses cobram fim de conflitos e se manifestam sobre ataques contra palestinos

Jovem em moto de alta cilindrada fica ferido após colisão com carro na Afonso Pena

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Atitude 67 se apresenta neste domingo no Parque das Nações Indígenas

Últimas Notícias

Transparência

Soraya vê sabotagem em CPI, diz que seguranças andam armados ‘até os dentes’ e leva invertida

Relatório final, produzido pela senadora de MS pedia indiamento de 16 empresas ou pessoas

Mundo

Israel diz que atingiu sede do Ministério de Defesa do Irã entre os mais de 80 alvos em Teerã

Os bombardeios ocorreram "durante toda a noite", informou o Exército em um comunicado.

Polícia

Médica de 27 anos é uma das vítimas de acidente na BR-262 em MS

Médica estaria retornando de uma viagem de férias na manhã deste domingo (15)

Polícia

Adolescente é encontrada morta com suspeita de atropelamento na MS-289

Vítima foi encontrada próximo de um dos acessos à Aldeia Taquapiry, em Coronel Sapucaia