Pular para o conteúdo
Política

Nomeação de chefe da PF ‘amigo da família’ Bolsonaro é questionada antes de ser oficializada

A nomeação do atual diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem Rodrigues, de 47 anos, como sucessor de Maurício Valeixo na direção-geral da PF (Polícia Federal) vem sendo questionada antes mesmo de oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Apontado como amigo pessoal dos filhos do presidente, o delegado chegou a trabalhar na […]
Arquivo -

A nomeação do atual diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem Rodrigues, de 47 anos, como sucessor de Maurício Valeixo na direção-geral da PF () vem sendo questionada antes mesmo de oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Apontado como amigo pessoal dos filhos do presidente, o delegado chegou a trabalhar na segurança da campanha presidencial em 2018. Sua indicação, prevista para sair nesta semana, é feita logo após a demissão do ex-ministro da Justiça – justamente por não concordar com a troca no comando da instituição e denunciar tentativas de interferência de Bolsonaro até para acesso ao conteúdo de investigações.

Em rede social, o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) adiantou que irá à Justiça para barrar a nomeação. “A PF não pode ser transformada numa guarda pessoal do presidente”, afirmou o parlamentar, ao postar foto de Ramagem com em uma festa de reveillon.

Até o momento, associações nacionais de delegados não se posicionaram sobre a situação. Em MS, a reportagem acionou as entidades que representam os funcionários da Polícia Federal por diversas vezes na última semana, desde os rumores da saída de Moro, mas nenhuma delas quis comentar o caso nem as denúncias de interferência na instituição.

Currículo

Ramagem passou no concurso da PF em 2005 e chegou a ser nomeado superintendente no Ceará, mas não assumiu. Convidado para trabalhar em , iniciou na assessoria do então chefe da secretaria de Governo e de lá saiu para a chefia da Abin.

Em sabatina feita pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, durante o processo de nomeação no ano passado, recebeu diversos elogios de Flávio Bolsonaro, filho do presidente. “Goza da total confiança”, disse o parlamentar na ocasião. “A sua competência não é questionada em momento nenhum”, afirmou o filho do presidente. Na ocasião, Flávio também ressaltou a importância de uma linha direta com a presidência.

“É fundamental ter uma equipe que dispõe não só de tecnologia de ponta, à frente daquelas usadas por marginais, mas também do pessoal qualificado, que tenha a visão, a percepção, a iniciativa de identificar o que é importante, para que se busque, para alimentar o presidente da República e toda sua equipe”, disse o senador, que é alvo de investigações da PF.

(Com Estadão Conteúdo)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto de lei cria programa “Minha Primeira Arma”

TCE-MS suspende licitação de R$ 40 milhões para cascalhar trecho do Forte Coimbra em Corumbá

Preso suspeito de perseguir mulher e se masturbar em MS

Câncer de mama

Mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama terão direito a fisioterapia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Prefeito de Bonito é investigado por abrir processo seletivo sem garantia de cotas

Últimas Notícias

Polícia

Em menos de duas horas, suspeito de tentativa de homicídio é preso em Rio Brilhante

Autor e vítima se desentenderam, e polícia prendeu homem com arma e mais de 50 munições

Polícia

Mulher é colocada dentro de porta-malas durante sequestro relâmpago em Campo Grande

Mulher foi abordada por dois homens em uma motocicleta após carro apresentar problemas

Famosos

Morre cantora Sol, musa dos anos 80 e ‘rival’ de Gretchen, aos 69 anos

Sucesso nos anos de 1980, cantora Sol morreu aos 69 anos em São Paulo; artista já protagonizou uma ‘rivalidade’ com Gretchen

Conteúdo de Marca

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

No Carnaval de 2025, a Esportes da Sorte foi além do patrocínio tradicional e entregou ao Brasil uma experiência pensada de ponta a ponta para o folião.