Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende informou nesta terça-feira (31) que deve se reunir com o governador após ouvir as equipes para verificar possíveis mudanças em relação ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Nos últimos dias, é perceptível o aumento da movimentação de pessoas nas ruas.

Resende declarou que as equipes de saúde estão estudando a situação e a evolução da transmissão do no Estado para definir o que continua e o que pode mudar em relação às restrições para evitar a disseminação do vírus.

Nesta segunda, o ministro da Saúde, , reafirmou a posição da pasta para que as pessoas continuem seguindo as orientações dos Estados no que se refere ao isolamento social necessário para o período da pandemia do novo coronavírus.

“Por enquanto, mantenham as recomendações dos Estados. Esta é no momento a medida mais  recomendável”, afirmou em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Ao responder a perguntas de jornalistas, no entanto, o ministro fez um aceno ao presidente Jair Bolsonaro, que tem minimizado a gravidade da pandemia e defendido o fim do isolamento, dizendo que essas recomendações não significam “isolamento absoluto”.

Como Bolsonaro, Mandetta disse que as igrejas podem se manter abertas, evitando apenas aglomerações. “É uma boa alternativa ir a uma igreja e fazer uma oração”, afirmou. “Só não pode aglomerar. Distanciamento social não quer dizer isolamento absoluto.”