Reinaldo afirma que ‘Funai estava muito politizada’ e destaca ‘habilidade’ de Tereza Cristina
Logo após deixar a reunião as portas fechadas em que estava, junto de sua equipe de primeiro escalão para tratar de assuntos para os próximos quatro anos no governo, Reinaldo Azambuja (PSDB) falou sobre a decisão de Jair Bolsonaro (PSL) em retirar da Funai a responsabilidade de demarcações de terras indígenas. O decreto que foi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Logo após deixar a reunião as portas fechadas em que estava, junto de sua equipe de primeiro escalão para tratar de assuntos para os próximos quatro anos no governo, Reinaldo Azambuja (PSDB) falou sobre a decisão de Jair Bolsonaro (PSL) em retirar da Funai a responsabilidade de demarcações de terras indígenas.
O decreto que foi assinado ontem, terça-feira (1°), pelo presidente empossado em edição extra do Diário Oficial da União, transfere as responsabilidades para o Ministério da Agricultura, que será dirigido por Tereza Cristina (DEM).
“A Funai estava muito politizada, muitos conflitos e com isso [decreto], será capaz de distensionar a relação entre os direitos de comunidade indígenas e quilombolas e do direito dos proprietários”, declarou Azambuja.
O governador afirmou que “o decreto vai transferir para a agricultura, que é uma área com um olhar de responsabilidade”, além de ressaltar que toda a questão será possível “conciliar com um bom diálogo”.
Reinaldo também enaltece o papel que Tereza Cristina fez pela agricultura estando a frente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e poderá fazer estando como ministra da pasta. “Tereza vai ter muita habilidade para lidar com isso”.
Em Brasília, Tereza explicou que toda a questão fundiária do país, o que inclui titulação de terras da agricultura familiar e demarcações de terras indígenas e quilombolas, está à cargo de sua pasta, enquanto a Funai, no que tange a políticas públicas sociais para o índio, estará sob responsabilidade do Ministério dos Direitos Humanos.
Reunião
Por mais de três horas reunido com seus secretários a portas fechadas, Reinaldo tratou de assuntos como exoneração de cargos, secretariados, rumos de seu novo governo.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino de 9 anos que matou 23 animais foi à inauguração de fazendinha na véspera do massacre
- Álcool e corante: Trio é preso por fabricação e venda de perfumes falsificados em Campo Grande
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
Últimas Notícias
Após paralisação, policiais civis marcam assembleia para discutir aumento salarial
Policiais civis tiveram paralisação proibida pela Justiça
Com mudança de horário no Paraguai, lado brasileiro ganha 1h para receber ‘vizinhos’ no comércio local
Para a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, mudança não traz prejuízos para o comércio brasileiro
Praça Elias Gadia sedia o 1º Torneiro de Futebol Feminino Indígena na próxima sexta
O evento tem início às 17h, e as partidas de futebol society seguem até o dia 20
Caminhonete comprada por prefeito de Ivinhema é apreendida em operação da PF
Prefeito do município informou que o veículo já havia sido vendido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.