Presidente do STF determina voto secreto na eleição do Senado neste sábado

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, determinou na madrugada deste sábado (2) que a eleição para presidente do Senado seja feita por meio de votação secreta. A sessão que vai definir o novo comando da Casa está marcada para as 10h (MS) deste sábado após ter sido adiada na noite de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Presidente do STF determina voto secreto na eleição do Senado neste sábado
Sessão preparatória do Senado. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, determinou na madrugada deste sábado (2) que a eleição para presidente do Senado seja feita por meio de votação secreta. A sessão que vai definir o novo comando da Casa está marcada para as 10h (MS) deste sábado após ter sido adiada na noite de sexta-feira (1º).

Tofolli atendeu a um pedido dos partidos Solidariedade e MDB. Na decisão, ele anulou a votação conduzida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que por 50 votos a 2 e uma abstenção estabeleceu voto aberto para a eleição que escolherá o presidente – 28 senadores não votaram.

O ministro determinou a comunicação da decisão ao senador José Maranhão (MDB-PB), que, segundo Toffoli, presidirá os trabalhos na sessão deste sábado.

O pedido foi enviado para a análise do ministro Dias Toffoli, porque ele é o responsável pelo plantão deste fim de semana no Supremo Tribunal Federal.

Sessão suspensa

A sessão preparatória para eleição do novo presidente do Senado foi suspensa na noite de sexta-feira e está prevista para ser reaberta na manhã de sábado. A presidência interina da Mesa passará do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) para o senador mais idoso da casa, José Maranhão (MDB-PB).

A reunião em que seria escolhido o novo presidente do Senado foi adiada após cinco horas de discussões. O impasse se deu em torno da decisão pelo voto aberto. A sessão foi marcada por reações acaloradas de senadores, vários dos quais não aceitaram a mudança do rito para escolha do novo presidente. Como não houve acordo, a sessão foi suspensa e remarcada para este sábado.

*Com G1 e Agência Brasil

Conteúdos relacionados

adriane reforma
O objetivo é unir esforços entre os governos Federal e Estadual, além da própria senadora, para agilizar a regularização fundiária no estado (Reprodução, Assessoria de Imprensa)