Nelsinho Trad e Soraya Thronicke tomam posse como senadores nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (1°), 54 dos 81 senadores iniciarão seus mandatos, entre eles estão Nelson Trad Filho (PSD) e Soraya Thronicke (PSL), eleitos em outubro do ano passado. A cerimônia de posse, marcada para as 14h (MS), ocorre antes das reuniões em que serão eleitos o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Em votação simbólica
Em votação simbólica
Nelsinho Trad e Soraya Thronicke tomam posse como senadores nesta sexta-feira
Ao lado de Nelsinho, Soraya foi eleita senadora por MS. (Foto: Minamar Junior)

Nesta sexta-feira (1°), 54 dos 81 senadores iniciarão seus mandatos, entre eles estão Nelson Trad Filho (PSD) e Soraya Thronicke (PSL), eleitos em outubro do ano passado. A cerimônia de posse, marcada para as 14h (MS), ocorre antes das reuniões em que serão eleitos o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa.

Nelsinho e Soraya fazem parte de uma renovação histórica no Senado, de cerca de 85%. Dos 54 senadores que tomarão posse (dois por estado), 46 não estavam na Casa no ano anterior. Apesar do número de senadores, a sessão de posse deve ser rápida, já que não haverá discursos dos parlamentares. O único a falar deve ser o senador que presidirá a cerimônia.

O número corresponde a dois terços da Casa, e o terço restante é formado por 27 senadores que iniciaram o mandato em 2015 e ainda têm quatro anos de trabalho legislativo pela frente, como ocorre com Simone Tebet (MDB).

Eleição

Depois da posse dos novos senadores, haverá a segunda reunião preparatória, destinada a eleger o novo presidente do Senado. O eleito vai comandar a Casa por dois anos e também presidirá o Congresso Nacional. Os nomes dos candidatos serão conhecidos apenas no início da reunião. As candidaturas podem ser registradas até o momento da eleição.

A terceira reunião é destinada à eleição dos demais cargos da Mesa: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. Ela poderá ocorrer ainda nesta sexta-feira, depois da eleição do presidente do Senado, ou ser marcada para outra data se houver acordo entre os parlamentares, como já ocorreu em outros anos.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

tiago vargas