Mais de 30% dos eleitores de Miranda não compareceram em eleição suplementar
Miranda, município pantaneiro localizado a 203 km de Campo Grande, registrou um aumento de 10% na porcentagem de eleitores que não compareceram para eleger o prefeito em comparação ao último pleito. Neste domingo (6), foi realizada eleição suplementar na cidade, após a então prefeita, Marlene Bossay (MDB), ser cassada. Neste fim de semana, o índice […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Miranda, município pantaneiro localizado a 203 km de Campo Grande, registrou um aumento de 10% na porcentagem de eleitores que não compareceram para eleger o prefeito em comparação ao último pleito. Neste domingo (6), foi realizada eleição suplementar na cidade, após a então prefeita, Marlene Bossay (MDB), ser cassada.
Neste fim de semana, o índice de abstenção foi de 30,64% (5.721 eleitores), contra 20,44% (4 mil eleitores) registrado em 2016, ano em que Bossay foi eleita – a cassação, que aconteceu apenas três anos após a eleição, foi motivada por compra de votos e incluiu o vice dela, Adailton Rojo (PTB).
Já no número de votos nulos e brancos, houve redução. Se em 2016 os números somaram 711 votantes, 4,57% do total de eleitores do município, no domingo foram 505 votos nulos e brancos, o que representa 3,9% dos aptos a votar em Miranda.
Todos os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que aponta ainda um eleitorado de 18.674 pessoas no município. Desses, apenas 12.953 foram votar – enquanto que em 2016, o número foi de 15.573 eleitores que compareceram.
Novo eleito supera votos da antecessora
Mesmo com cerca de 2,7 mil eleitores a menos indo às urnas, Edson Moraes (Patri) foi eleito com um total de votos superior ao de Marlene. O ex-presidente da Câmara Municipal foi escolhido, já com 100% dos votos computados, por 7.844 eleitores (63,01% dos votos válidos. Em 2016, Bossay conseguiu 7.140 votos (35,98% dos válidos).
O segundo mais votado há três anos foi Gerson Prata (PSDB), com 5.357 votos, 35,98% dos considerados válidos. No fim de semana, o segundo na escolha dos eleitores foi o vereador Valter Ferreira (DEM), que somou 3.891 votos (31,26%).
Agora, Edson terá um ano à frente da prefeitura de Miranda, em mandato tampão, podendo concorrer novamente daqui um ano nas eleições municipais. O vencedor, aí sim, poderá cumprir mandato completo de quatro anos.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Prefeito sanciona emenda que modifica Lei Orgânica de Bataguassu
Promulgada no dia 22 de novembro, a emenda, publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da ASSOMASUL, já está em vigor.
Agetran divulga interdições de trânsito previstas neste fim de semana em Campo Grande
Interdições estão relacionadas aos eventos que serão realizados na Capital
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.