Kemp apresenta projeto de lei e quer criar Frente para pessoas com deficiência
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou nesta quinta-feira (21) um projeto de lei que obriga o Estado a ter intérprete de libras em repartições públicas e quer criar a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. As propostas serão analisadas pelos parlamentares. Segundo o deputado, já o procuraram para relatar casos de surdos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou nesta quinta-feira (21) um projeto de lei que obriga o Estado a ter intérprete de libras em repartições públicas e quer criar a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. As propostas serão analisadas pelos parlamentares.
Segundo o deputado, já o procuraram para relatar casos de surdos atendidos em delegacias, suspeitos de terem cometido crimes, que não podiam se defender por não ter um intérprete ou de médicos, em postos de atendimento, que não conseguiram atender a essas pessoas por não entenderem libras.
Kemp justifica que os servidores públicos também podem ser capacitados para realizarem o atendimento. Para ampliar a difusão da língua, o projeto determina que o Poder Público deverá “dispor de, no mínimo, 5% de servidores com capacitação básica em Libras”, podendo o Estado utilizar de intérpretes contratados para função de intermediação de comunicação, “que garanta a oferta de atendimento presencial ou remoto, com acesso por meio de recursos de videoconferência online ou webchat”, em atendimentos disponibilizados prioritariamente em órgãos que prestam serviços essenciais, “especialmente na saúde, segurança, educação e assistência social”.
Sobre a Frente Parlamentar, o deputado disse que são mais de 14% da população brasileira com algum tipo de deficiência. “Será mais um recurso na luta por direitos sociais e civis. Essa Casa de Leis, historicamente, atuou na mediação e na proposição de leis que buscassem garantir a inclusão das pessoas com deficiência”, justificou Kemp. A instituição formal da frente será feita após aprovação do requerimento em plenário e publicação em Diário Oficial do Legislativo.
(Com Ludyney Moura)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.