CCJ acata relatório e recomenda arquivar a CPI da Toga
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado, presidido pela senadora Simone Tebet (MDB), recomendou o arquivamento do pedido de criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Tribunais Superiores, conhecido como “CPI da Toga” ou “Lava Toga”. A comissão decidiu acatar parecer do relator, apresentado nesta quarta-feira (10). O senador Rogério Carvalho […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado, presidido pela senadora Simone Tebet (MDB), recomendou o arquivamento do pedido de criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Tribunais Superiores, conhecido como “CPI da Toga” ou “Lava Toga”. A comissão decidiu acatar parecer do relator, apresentado nesta quarta-feira (10).
O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que era o relator do pedido, recomendou que a CPI não fosse levada adiante. Durante votação, 19 senadores foram favoráveis ao parecer do relator, contra sete que queriam a CPI.
O pedido foi apreciado pela CCJ porque, no dia 26 de março, o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) decidiu pelo arquivamento do pedido de CPI com base em pareceres técnicos emitidos pela Consultoria Legislativa e pela Advocacia do Senado, segundo os quais uma parte dos fatos usados para justificar a investigação estava fora dos limites da fiscalização do Senado. Porém, logo depois ele recorreu da decisão e encaminhou a análise para a Comissão.
O requerimento de criação da CPI dos Tribunais Superiores foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e obteve 29 assinaturas de apoio, duas a mais do que o necessário para a abertura de uma CPI.
Durante a reunião da CCJ desta quarta, Alessandro apresentou um voto em separado em que defendeu que o requerimento fosse recebido parcialmente, possibilitando assim a criação da CPI, o que não foi aceito pela maioria. Agora a decisão final será apreciada pelo Plenário da Casa. (Com assessoria)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.