TRE-MS barra primeira candidatura na corrida eleitoral deste anoA Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul indeferiu a primeira candidatura de político que tentava concorrer às eleições de outubro. Candidata a deputada estadual pelo Podemos foi barrada da disputa em julgamento realizado no fim da tarde desta quarta-feira (29).

De acordo com a decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), Eliane Recalde teve candidatura indeferida porque não estava filiada ao partido. Os desembargadores seguiram o voto da relatora do caso, Raquel Domingues do Amaral, e impediram Eliane de concorrer nas eleições.

Segundo o sistema de registro de candidaturas, Eliane atua como atriz/diretora de espetáculos públicos e essa era a primeira vez que disputava eleição.

Antes do julgamento, o procurador regional eleitoral Marcos Nassar já havia se manifestado contrário a candidatura porque Eliane não apresentou qualquer documento que comprovasse sua filiação no Podemos.

Conforme o TRE, das 527 candidaturas no Estado, 16 delas estão inaptas, no entanto, a de Eliane é a primeira indeferida em julgamento da Justiça Eleitoral. As outras 15 candidaturas tiveram desistência dos políticos e, por isso, estão inaptas.