Saiba quem são os 14 pré-candidatos à Presidência da República

Os partidos devem oficializar os candidatos às eleições presidenciais até 15 de agosto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os partidos devem oficializar os candidatos às eleições presidenciais até 15 de agosto

As pré-candidaturas devem ser oficializadas nas próximas semanas, mas pelo menos 14 pré-candidatos já anunciaram publicamente a intenção de concorrer. Grandes partidos como MDB e PT não têm o quadro de candidaturas formado.

Segundo a Agência Brasil, dentre os pré-candidatos que se posicionaram temos o senador Álvaro Dias pelo Podemos, antigo PTN, Ciro Gomes pelo PDT, candidato à presidência pela terceira vez, o ex-governador do Ceará adotou um discurso de combate às desigualdades no país.

Outro nome que já se anunciou à disputa é o senador e ex-presidente Fernando Collor pelo PTC. Collor foi o primeiro presidente a ser eleito pelo voto direto após a ditadura civil-militar, seu mandato foi de 1990 a 1992, quando sofreu impeachment e foi substituído por Itamar Franco.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, é pré-candidato à presidência pelo PSDB. Alckmin deixou o governo de São Paulo na última sexta-feira (06) para concorrer deixando o cargo para Marcio França, do PSB.

Na esquerda brasileira Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), é o pré-candidato anunciado pelo PSOL O PCdoB lança pela primeira vez desde a redemocratização uma candidatura própria à presidência, a candidata é a deputada estadual Manuela D’Ávila.

O deputado Jair Bolsonaro é pré-candidato pelo PSL. Já pelo partido Novo temos João Amoêdo, que é um dos fundadores do partido e está em sua primeira experiência política.

No último dia 15 de março José Maria Eymael confirmou sua candidatura pelo PSDC, essa é a quinta vez que concorre. Levy Fidelix, que também é candidato recorrente à eleição presidencial, anunciou sua candidatura pelo PRTB.

Saiba quem são os 14 pré-candidatos à Presidência da República

Rodrigo Maia, presidente da câmara dos deputados, é pré-candidato pelo DEM. Já pelo PSTU a pré-candidata anunciada é Vera Lúcia.

Pelo PSB, há especulações de que o ex-ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Joaquim Barbosa seja pré-candidato, mas nada foi confirmado até o momento. O PSB anunciou a filiação de Joaquim Barbosa ao partido nessa sexta-feira (06), em São Paulo.

 

Conteúdos relacionados

tiago vargas