Prefeitura tem 10 dias para regularizar situação de transporte escolar terceirizado
Recomendação é do MPE-MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Recomendação é do MPE-MS
O MPE-MS (Ministério Público Estadual) recomendou ao prefeito de Sonora, Enelto Ramos, bem como ao gerente municipal de Educação, José Lídio Santos, que regularizem a frota do transporte escolar dentro de 10 dias. Os ônibus devem estar em perfeitas condições para uso e com selo de inspeção do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
Além disso, devem manter regular o transporte escolar de crianças das áreas urbana e rural, de modo que nenhuma perca aula por não ter como chegar à escola, “devendo o município substituir os ônibus que estejam em manutenção por outro que estejam em bom estado de conservação, com a manutenção em dia.
Os dois devem, ainda, fiscalizar as empresas terceirizadas que realizam o transporte escolar no município, a fim de que utilizem apenas ônibus em boas condições de uso, com a manutenção em dia, pneus em bom estado de conservação, itens de segurança em todos os assentos (além dos obrigatórios ao veículo), devendo todos os veículos estarem com o selo de vistoria obrigatória do Detran-MS.
A recomendação foi feita após constatação, por meio de inquérito civil, de que a frota de ônibus que realiza o transporte escolar na zona rural e urbana não estava sendo realizada de acordo com os ditames legais pela gestão municipal anterior, uma vez que foram detectados, pelo Conselho Tutelar, vários equipamentos de segurança danificados e em mau estado de conservação, bem como que inexistia a figura do monitor que deveria estar presente durante o percurso.
Ao ser questionado, o Município informou que recebe recursos do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar), utilizando-o para pagamento de terceiros que têm contrato com a prefeitura e prestam serviços de transporte escolar, bem como discriminou quais são os veículos utilizados para tal finalidade, além de informar que os mesmos passam por uma vistoria semestral do Detran.
Mas não foram encaminhadas cópias do processo licitatório e dos contratos efetuados com as empresas que realizam o transporte escolar, bem como não foi encaminhada a lista contendo as linhas e itinerários do transporte escolar rural ou documentos comprobatórios das regularidades das frotas.
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de dezembro nesta quinta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.