Vetado projeto que permite entrada com alimentos em cinemas de Campo Grande
Procon se manifestou contra projeto por “risco à segurança” de consumidores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) vetou totalmente nesta terça-feira (17) um projeto de lei que dispunha sobre a permissão da entrada de pessoas portando alimentos e bebidas em cinemas e teatros do município. A medida deveria coibir a chamada “venda casada” praticada pelos estabelecimentos, e foi proposta pelo vereador William Maksoud (PMN) ainda em dezembro do ano passado.
Conforme o texto da lei, consumidores seriam permitidos a entrarem em cinemas e teatros de Campo Grande portando alimentos e bebidas comprados em outros lugares. Os cinemas também ficariam proibidos a fixar cartazes dispondo o contrário.
Apesar do vereador alegar que a proibição ofende o Código de Defesa do Consumidor, o Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Grande) se manifestou pelo veto total ao projeto, por “riscos à segurança e saúde do consumidor”.
O órgão alega que tais alimentos e bebidas comprados fora dos cinemas e teatros podem estar em embalagens de vidro ou outros materiais cortantes. “Não podem ser ignoradas as precauções necessárias à segurança e tranquilidade que devem existir nos cinemas e teatros da Capital”, alegou o Procon.
O Procon também se manifestou contra o projeto de lei por considerar que a proposta viola a “liberdade negocial” entre consumidor e fornecedor, e por que a lei seria “inócua”, ao não fixar penalidades para quem descumprir a norma.
Ainda de acordo com o Procon, existiriam leis municipais “de certa simetria” com o projeto, que permitem a entrada de consumidores com alimentos e bebidas em cinemas, desde que “obedecidos os padrões de segurança”.
Após a manifestação do órgão de defesa do consumidor, Marquinhos determinou o veto total do projeto de lei e encaminhou a proposta de volta ao Legislativo. Na Câmara, os vereadores devem decidir se concordam ou derrubam o veto.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.